40 hábitos de Marketing: Parte I

Como adotar práticas simples de marketing pode ajudar nos seus negócios

Construir o valor de uma marca é um trabalho constante que gerará resultados a longo prazo. É necessário ter conhecimento disso, não desistir, sempre olhar para frente e seguir algumas regras básicas de Marketing, que não é uma ciência exata e por isso atualiza-se constantemente para acompanhar as tendências de consumo. Consumidores são pessoas e pessoas mudam constantemente. Não existe um algoritmo que determine o comportamento humano. Pensando nisso e para auxiliar você a ter uma visão de marketing sobre os seus negócios, independente de qual setor ele esteja alocado, elaboramos uma lista com 40 dicas rápidas que você pode adotar sem um grande esforço ou investimento que só dependerão da sua boa vontade e dedicação. Vamos começar?

1. Renove-se todos os dias

Adotar uma postura otimista perante os desafios pode tornar a sua jornada muito mais leve. O pessimismo não te ajudará em nada e ainda pode trazer problemas de saúde. Acorde todos os dias, arregace as mangas e mãos à obra!

2. Tenha e use cartões de visitas

Nunca se sabe quando uma oportunidade pode surgir então é importante sempre ter em mãos o seu cartão de visitas, com telefone e e-mail atualizados. E não se sinta intimidado em oferecer seus serviços mesmo que a ocasião não tenha sido criada propriamente para o network. Mas tenha bom senso, é claro.

3. Tenha um blog e compartilhe informações semanalmente

Hoje em dia, todo mundo busca na internet, experts em determinados assuntos. Se você tiver um blog sobre o assunto no qual seu trabalho é focado você ganhará visibilidade se souber trabalhar conteúdo e disseminação na rede.

4. Mantenha uma lista contínua de ideias criativas

É importante se manter sempre atualizado e buscar inovações para que o negócio não caia na rotina, no automático, perdendo o brilho de sua existência. Renove sempre. Mantenha uma lista de ideias criativas e anote até aquelas que possam parecer impossíveis de serem colocadas em prática. Podem não ser usuais hoje, mas podem servir de gancho para outros projetos.

5. Leia um livro popular de negócios para se inspirar

Conhecimento é poder e a leitura constante deveria ser fundamental na rotina de todo ser humano e você como bom empreendedor deve atualizar-se constantemente sobre os seus negócios, tendências de mercado e comportamento do consumidor. Faça uma lista dos livros que são relevantes à você e adicione este hábito a sua rotina. Para te ajudar, vamos enumerar cinco livros para você começar a sua pesquisa:

I) Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital – Philip Kotler

Este livro comprova mais uma vez por que Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno. Agora, junto com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler examina as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). Eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.

II) Garra – O Poder da Paixão e da Perseverança- Angela Duckworth

Neste livro obrigatório para todos que desejam alcançar o sucesso, a psicóloga Angela Duckworth demonstra para pais, estudantes, educadores, atletas e empreendedores que o segredo para realizações incríveis não é o talento, mas uma mistura de paixão e perseverança que ela chama de “garra” – a capacidade de perseverar e produzir resultados além do puro talento, da sorte ou das eventuais derrotas.

III) Quem pensa enriquece – Napoleon Hill

Todos querem ficar ricos. Poucos conseguem. Qual será o segredo, a fórmula que cria milionários? Por vinte anos, Napoleon Hill, autor de “Quem Pensa Enriquece”, se dedicou a descobri-la. E conseguiu. Ele acompanhou de perto a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo. Convivendo com mitos com Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller, o autor encontrou 15 características comuns a todos esses grandes vencedores.

IV) Disrupção e Inovação. Como Sobreviver ao Nosso Futuro Acelerado – Joi Ito e Jeff Howe

Diretor do MIT Media Lab, Joichi “Joi” Ito, une-se ao veterano editor da Wired Jeff Howe para analisar como as pessoas podem se adaptar melhor e sobreviver em um mundo que muda tão rapidamente e que é tão difícil de quantificar. Os autores defendem que a crença que os humanos têm em várias coisas e assuntos os impedem de estar mais abertos às novidades que surgem. O livro traz nove princípios para ajudar a estar mais disposto e pronto para aprender, adaptar e mudar.

V) Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

Não é por acaso que, mais de setenta anos depois de sua primeira edição, depois de mais de 50 milhões de exemplares vendidos, Como fazer amigos e influenciar pessoas segue sendo um livro inovador, e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Os conselhos, métodos e as ideias de Dale Carnegie já beneficiaram milhões de pessoas, e permanecem completamente atuais.

Bonus: A Arte da Guerra – Sun Tzu

O que faz de um tratado militar, escrito por volta de 500 a.C., manter-se atual a ponto de ser publicado praticamente no mundo todo até os dias de hoje? Você verá que, em “A arte da guerra”, as estratégias transmitidas pelo general chinês Sun Tzu carregam um profundo conhecimento da natureza humana. Elas transcendem os limites dos campos de batalha e alcançam o contexto das pequenas ou grandes lutas cotidianas, sejam em ambientes competitivos – como os do mundo corporativo – sejam nos desafios internos, em que temos de encarar nossas próprias dificuldades. Se você não conhece a si mesmo nem o inimigo, sucumbirá a todas as batalhas.

A leitura desses e de outros livros te auxiliará a manter a lista criativa (citada no item 5) sempre atualizada. Vá além: incentive a sua equipe a ler também, proponha grupos de discussão entre a equipe.

6. Administre treinamentos para a sua equipe

É irrevogável a importância que a sua equipe tem no funil de esforços da sua companhia. Administre regularmente treinamentos à equipe. Treinamentos, palestras, cursos e workshops são programas de endomarketing que sempre colaboram para a motivação da equipe e uma equipe motivada buscará alcançar os resultados que a empresa almeja. Caso não consiga dispor de um grande investimento, administre você o treinamento, aplicando seus conhecimentos ou incentive a equipe a buscar cursos online gratuitos.

Fique ligado em nosso blog, na próxima semana daremos continuidade às dicas!

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