40 hábitos de Marketing: Parte II

Dando continuidade a série de hábitos de Marketing, o Camaleão agora foca no meio digital, como alavanca para despertar maior conhecimento de marca, fortalecendo assim os seus negócios:

7. Use suas redes sociais para engajar seguidores

Já destacamos isso no blog mas é sempre bom lembrar: uma coisa é você ter perfil nas redes sociais, outra é saber trabalhar dentro delas. Cada rede tem sua especificidade e todas mudam muito constantemente. Demandam estratégia, dedicação, conhecimento e avaliação de resultados. Toda empresa que busca resultados reais deve confiar este trabalho à profissionais da comunicação com expertise no assunto para que você não desperdice seu tempo e esforço com ações que não trarão resultados ou ainda resultados negativos.

8. Crie uma página de negócios no Facebook

É incontestável o poder da rede social mais influente de Mark Zuckerberg. Mesmo que a plataforma não seja o perfil do seu público alvo, mantenha uma página do seu negócio no Facebook. Servirá como vitrine. Mantenha as informações atualizadas e convide seus contatos pessoais para seguir a página e conhecer seus produtos e serviços. Por mais que possa parecer relevante, isso pode gerar uma indicação e é sempre importante ser lembrado.

9. Crie um perfil no LinkedIn

Para propagar seus negócios e construir uma rede forte, o LinkedIn é atualmente o melhor lugar na internet, sem dúvidas. Seja atuante e participativo mas não se esqueça de seguir as regras de etiqueta pertinentes à essa rede. Assim como no Facebook, a sua rede pessoal irá fortalecer o conhecimento da sua marca e alavancar seus negócios.

10. Crie um perfil no Pinterest

O Pinterest é uma ótima plataforma para estimular a criatividade servir de referências para uma infinidade de assuntos. Crie uma conta pessoal e se for relevante para o seu negócio, crie um perfil da sua marca também!

11. Crie um perfil no Instagram

O Instagram é uma das redes mais relevantes para a construção de marcas até o momento – não podemos esquecer que a plataforma pertence ao Mark, “pai” do Facebook e as mudanças no Instagram também estão acontecendo, menos agressivas, mas estão. Lá você pode estampar o estilo de vida e personalidade da sua marca, além de conseguir mais informações sobre os hábitos dos seus clientes. Por ser uma rede social totalmente visual é imprescindível caprichar na captação de imagens e seguir à risca os conceitos da sua marca. Muito importante também respeitar as regras de bom uso para construir relacionamentos estáveis com os seus seguidores. Há inúmeros cases de sucesso e vamos listar alguns para você se inspirar:

Jimmy the Choo– O Bull Terrier que ganhou o mundo, inclusive Hollywood e já virou livro;

Farm – Os posts são fiéis a marca mas vão além da divulgação dos produtos e oferece conteúdo interessante para o público;

Starbucks – Com certeza você já viu alguém da sua rede postando uma foto com os emblemáticos copos da rede mundial de cafés. Isso porque esta interação com os consumidores faz parte da estratégia de marketing da rede.

12. Faça anúncios no Facebook

Nunca é demais recomendar esta estratégia mas fica a dica mais uma vez: o alcance orgânico do Facebook é praticamente nulo. Não há mais espaço para publicidade no feed de notícias e mesmo os anúncios pagos agora precisam de uma estratégia de comunicação bem traçada. Não adianta overposting, a foto mais bonita e mais bem produzida e o texto mais bem escrito: você não irá aparecer no feed dos seus clientes de maneira massiva. De nada adiantam estes esforços sem patrocínio.

13. Faça anúncios no LinkedIn

A rede social com foco no mundo dos negócios cresce e se destaca cada vez mais como plataforma para divulgar seu trabalho, seus negócios e potencializa gestores e perfis de vozes que estão diretamente ligados aos mais diversos tipos de mercado. Invista no LinkedIn. Prepare um conteúdo relevante e faça anúncios.

14. Use vídeos para divulgar seus negócios

As pessoas estão cada vez mais visuais e as redes sociais demandam muito mais audiência para vídeos. Além disso, o vídeo pode ser reproduzido em seu escritório, showroom, sites e redes. Invista em um roteiro criativo e produção profissional, criando esses hábitos você pode ir longe!

15. Crie uma página no Google+

A rede social da gigante Google ainda não deslanchou mas mesmo assim recomendamos você criar um perfil da sua página já que o Google é atualmente a maior ferramenta de buscar da internet e as diversas funcionalidades da rede podem te auxiliar a aparecer de maneira positiva no resultado das buscas.

16. Use o google Adwords

Assim como uma boa estratégia de SEO pode gerar tráfego ao seu site, um bom trabalho feito com Google Adwords ajudará seu site a subir no ranqueamento de pesquisa do Google. Enquanto o SEO é um trabalho feito organicamente na programação do seu site, o Google Adwords é a plataforma de publicidade do Google e aliado ao SEO de maneira correta e estratégica, gerará cliques e lucros para os seus negócios.

17. Use SEO para gerar tráfego ao seu site

Quem ainda não utiliza a otimização para mecanismos de buscas – tradução para Search Engine Optimization, mundialmente conhecido como SEO está perdendo tempo. Diversas pesquisas apontam que é relevante para o internauta apenas os resultados de pesquisa que aparecem na primeira página de resultados do Google. Pergunta: ao pesquisar pelo produto/ serviço da sua empresa no Google, o seu site é um dos primeiros resultados a aparecer? Pense à respeito.

18. Faça campanhas de remarketing para alcançar novamente os visitantes do seu site

A rede de displays do Google oferece uma grande oportunidade para alcançar novamente aqueles clientes que por algum motivo ainda não finalizaram a compra no seu site. A ferramenta é muito inteligente e segmenta de maneira muito personalizada o seu anúncio.

19. Envie e-mail marketing com notícias e novidades

Uma das primeiras ferramentas de marketing digital que caiu em desuso por não ser devidamente utilizada é o e-mail marketing. Mas engana-se quem pensa que este tipo de ação não traz retorno. Capte uma lista de e-mails relevante e dispare conteúdo relevante. Use o e-mail marketing, crie esses hábitos  para manter a manutenção de marca e relacionamento com seus clientes.

20. Tenha um mailing list e colete e-mails sempre

Caso você não tenha como investir em um belo sistema de CRM (Customer Relationship Management) use a velha e boa tabela para manter o cadastro de clientes sempre atualizado com o maior número de informações possíveis. Faça ações personalidades, como enviar brindes e descontos no dia de aniversário do cliente. Avise quando um produto que ele procura chegar na loja. Esteja atento a todos os detalhes. Como nos aponta Kotler em seu livro Marketing 4.0, essa proximidade com o cliente faz com que ele se sinta exclusivo, mimado e isso faz toda a diferença na construção da sua marca. Por mais contraditório que possa parecer, as pessoas buscam ser tratadas pelas marcas como eram tratados nossos avós e tataravós quando entravam na Pharmácia e o atendente sabia exatamente o que ele estava procurando. A familiaridade traz conforto ao cliente, mexendo diretamente com as suas emoções, atuando positivamente na decisão de compra.

21. Seja entrevistado por um blog, revista ou podcast

Quando você se envolver com a comunidade local, aumentando seu network ou abraçando uma causa local, provavelmente receberá convites para dar testemunhos sobre o seu trabalho. Caso a oportunidade surgir, não deixe de participar. Será interessante para sua carreira e seus negócios. Caso a oportunidade não surja, converse com meios de comunicação locais e alternativos. Faça-se presente perante a sua comunidade.

As dicas são valiosas mas é importante saber onde se quer chegar e qual o melhor caminho. Na próxima semana, retornamos com mais hábitos, acompanhe o blog e confira o hábitos de marketing parte 3!

Mande um Whatsapp pra gente clicando AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais