40 hábitos de marketing: Parte III

Está já é a parte 3 dos ”40 hábitos de marketing”, se você ainda não viu as partes 1 e 2, confira no nosso blog antes de ler este artigo. Leia abaixo então, os hábitos de marketing parte 3:

Sutilezas podem fazer diferença no momento da decisão de compra do consumidor. Algumas ações podem parecer simples demais ou fora de uso, mas se bem aplicadas surtirão resultados maiores do que você imagina. Continue acompanhando os hábitos de marketing do Camaleão para fortalecer seus negócios:

22. Ofereça descontos ou ofertas especiais

Segmente seus clientes e crie campanhas sazonais exclusivas – procure os que estão com baixa reincidência ou por algum motivo deixaram de comprar seus produtos ou contratar seus serviços, por exemplo e ofereça um mimo, convide para um café ou envie algum informativo apenas para relembrar que você está ali (o famoso “oi, sumido!). Aproveite as datas sazonais de liquidações e invista na divulgação. Mas sempre, em qualquer situação, ofereça vantagens reais, sempre. Os clientes são pessoas muito antenadas e se a sua promoção for enganosa ele irá descobrir e irá deixar de ser um consumidor e no pior dos cenários propagar negativamente a sua marca na rede.

23. Faça manutenção com os clientes que você já conquistou

Novamente uma lição de Kotler para termos em mente: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Por isso leve em consideração todo o seu esforço para conquistar um novo cliente e jamais abandone a fidelização de nenhum deles. Só você sabe o quanto custou para conquistá-lo. Invista em atendimento e ações para a manutenção deste relacionamento tão precioso. Construa valores.

24. Ouça seus clientes

Muitos empreendedores pecam neste aspecto. Quando temos certa experiência em nossos negócios ou conhecimento teórico na área em que atuamos pensamos ser autoridade no assunto e deixamos de dar relevância aos nossos clientes. Não faça isso! Seu cliente é o motivo de você existir e se você não ouvir este feedback, em um determinado momento o seu cliente deixará de procurar você pois você deixará de oferecer o que atrai os consumidores. Mais importante de tudo: saiba ouvir. Tenha paciência. Saiba ouvir sem uma resposta já preparada para a situação, livre dos seus conceitos, preceitos e preconceitos. Esteja neutro enquanto ouve. Tenha empatia. Isso faz diferença para a vida!

25. Faça pesquisas

A velocidade com que a tecnologia, os negócios e o comportamento do consumidor muda é muito acelerada. Não estar atento às demandas é perder espaço no mercado. Faça periodicamente pesquisa com seus clientes e concorrentes. A partir desta pesquisa, trace uma boa análise SWOT. Trabalhe em cima das lições aprendidas com as análises.

26. Peça depoimentos

Peça para os clientes mais próximos e engajados com a sua empresa darem depoimentos. Publique (perante autorização) esses depoimentos em seu site, blog, redes sociais. É sempre bom ter uma opinião independente endossando a qualidade dos seus produtos e serviços, gerará valor perante demais consumidores.

27. Ofereça cortesias

Quem não gosta de ser mimado? Trabalhe datas sazonais de maneira delicada, ofereça mais do que descontos: ofereça cortesias – faça parceria com estacionamentos e ofereça estacionamento grátis, ou com uma cafeteria e dê um café de presente para quem realizar compras nas suas lojas em determinado dia. Enfim, as possibilidades são as mais variadas. Avalie a viabilidade e coloque em prática. Ser cortês sutilmente pode e faz a diferença.

28. Agradeça seus clientes

cliente é o motivo da sua existência. Agradeça sempre a presença, a escolha, a preferência. Ensine a sua equipe a ser grata e sempre buscar a excelência no atendimento.

29. Crie um programa de fidelidade

Nada melhor para agradecer a fidelidade de um cliente do que contemplá-lo por isso. Programas de fidelidade são fáceis de ser aplicados e geram retorno nas vendas. Capriche na sua estratégia.

30. Envie cartões especiais

As pessoas gostam de ser lembradas, gostam de agrados. Use seu cadastro para enviar cartões de aniversário aos seus cientes e parceiros, não necessariamente contendo uma campanha direta, oferecendo desconto. Só pela simpatia você ganha um espaço na memória do seu cliente, que agradará valor à sua marca.

Gostou da parte 3 das 40 estratégias de marketing? Então compartilhe!

O próximo post do blog encerrará esta série tão importante, por isso, te aguardamos na semana que vem com a última parte do ”40 hábitos de marketing”!
Fale conosco clicando AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais