40 hábitos de Marketing: Parte IV

Chegamos ao último post com os 40 hábitos de Marketing. Acompanhe, coloque em prática e bons negócios!

Não viu os outros posts sobre os ”40 hábitos de marketing”? Procure no nosso blog e confira!

Neste último post da série de dicas de Marketing do Camelão, entenda a importância de construir uma boa rede, ter diversas referências e atuar localmente. A construção de uma marca é feita de pequenos passos e atitudes, feitas diariamente e depende de manutenção, dedicação e inúmeros esforços. Não existem milagres, mas um bom planejamento de comunicação, feito com bons profissionais são essenciais para quem almeja sucesso. Confira o último post desta série de 40 hábitos Marketing para o seu negócio.

31. Crie network com outros profissionais

Além de usar as redes sociais para se conectar com outros profissionais da sua área, esteja presente também em eventos de Associações locais e de categorias de classe. Seja participativo. Tenha referências para ser também uma referência. Construa sua rede na sua comunidade, participe de eventos, palestras, workshops, reuniões e amplie seus contatos.

32. Converse com outros empresários do mesmo setor que você. Tenha referências

Faça um network informal, entenda como aconteceram os cases de sucesso e insucesso. Aproveite eventos e feiras do seu setor para ter este contato pessoalmente. É sempre bom trocar ideias e dimensionar tendências de mercado.

33. Peça referências aos clientes

Seus clientes também são pessoas de opinião com vida própria (rs) e por estarem alinhados com o seu negócio (afinal é o seu público alvo), peça a eles referências e as estude. Por exemplo, se você tem um supermercado, pergunte ao seu cliente onde ele compra quando não está comprando no seu estabelecimento. Quais os produtos que ele prefere comprar em outro lugar. Novamente ouça seu cliente e faça pesquisas especializadas periodicamente.

34. Peça referências a famílias e amigos

Assim como os clientes podem te passar referências, familiares e amigos também podem ser boas fontes de conhecimento. Como estão fora do negócio, conseguem ter uma visão “fora da caixa, o que te auxiliará com novas ideias.

35. Apoie uma causa ou evento local

Kotler aponta que uma das tendências do Marketing 4.0 – atual era que vivemos, é que os consumidores estão optando por empresas responsáveis perante questões ambientais e sociais. Envolva-se em uma causa local que tenha relevância a seu negócio, mas envolva-se 100% com o projeto. Caso o consumidor duvide do seu engajamento, o tiro sairá pela culatra e sua imagem ficará muito ruim perante a sociedade.

36. Analise a concorrência, veja o que funciona e o que não funciona

Este trabalho de análise da concorrência é conhecido por Benchmark e deve ser inserido constantemente em sua agenda. Analise desde os concorrentes diretos como os grande players e inspire-se em suas ações e campanhas.

37. Peça para outras empresas promoverem o seu negócio

Parceria são sempre benéficas para todos os envolvidos. Ofereça descontos/ vantagens para funcionários de outras empresas e vice-versa. Faça ações casadas. Envolva-se mais com o mercado local. Isso ajuda e muito na divulgação da sua marca.

38. Escreva um press release

Caso não consiga ter uma Assessoria de Imprensa trabalhando para você, busque meios de se relacionar com a imprensa. Uma agência de marketing pode ajudar a fazer ações pontuais, como lançamentos e celebrações.

39. Trabalhe com fotografias profissionais

Seja para promover seus produtos ou serviços ou seja para promover a sua imagem pessoal. Contrate um fotógrafo profissional e propague na rede apenas imagens bem produzidas e editadas. Isso fará muita diferença, é clichê dizer mas uma imagem vale mais que mil palavras.

40. Mais importante: forneça valores todos os dias

No cérebro humano a compra é efetuada por fatores emotivos e não racionais. As pessoas não compram um batom vermelho pelo produto em si. Elas compram um batom vermelho pela sensação de autoestima que o batom lhe fornecerá. Por isso, sua marca precisa gerar valores constantemente e isso é sentido desde a embalagem do produto, uniforme da equipe, tom de voz da equipe, arquitetura do espaço, enfim, a lista de itens sensoriais é imensa. Procure estar atento a todas e trabalhe isso diariamente. Não finja ser quem você não é. Seja sempre transparente. Tenha um produto/ serviço de valor e a sua marca será devidamente valorizada.

Bônus!

Confie o trabalho à profissionais da Comunicação

Diferente das ciências exatas, o comportamento humano não depende de fórmulas prontas ou parâmetros pré-definidos e está em constante mudança. Alguns dos temas que apresentamos nestas dicas podem ser empregados a partir de esforços do próprio empreendedor. Porém, para que um bom plano de comunicação tenha eficácia, é preciso contar com uma agência que desenvolva as melhores alternativas, estratégias, planejamento e campanha para a sua empresa. Marketing não é um bicho de sete cabeças mas precisa sim, ser pensado por quem entende.

Curtiu nossas dicas de 40 hábitos de marketing? COMPARTILHE!

A Kameleon Comunicação tem um time de profissionais capacitados e dedicados que analisarão as suas necessidades e apresentarão os melhores caminhos a serem seguidos para alcançar seus objetivos. Venha tomar um café com a gente!

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