A era dos influenciadores digitais: quem são e porque investir

Personalidades da web (influenciadores digitais) podem fazer a ponte de ENGAJAMENTO entre MARCAS e CONSUMIDORES.

Foi-se o tempo em que era necessário muito investimento para que um cidadão comum tivesse seus 15 minutos de fama. Hoje em dia, com o avanço das tecnologias em comunicação, pessoas “comuns”(ou pelo menos não inseridas no meio artístico) se tornaram vozes poderosas perante à população. Em outras eras, nomes como Whindersson Nunes, Pc Siqueira, Camila Coutinho, Gabriela Pugliese, Hugo Gloss talvez não nos soariam populares.

O público em geral segue estas e tantas outras celebridades da web por se identificar com as suas atitudes, estilo de vida e comportamento, amplamente divulgado nas redes sociais. Neste ponto, o que os influenciadores digitais comercializam é a sua própria opinião e logo, seus seguidores terão a sua palavra como relevantes em tomadas de decisão.

É irrefutável o poder que uma publicação destes influenciadores pode alcançar. Nesta nova era do Marketing, os consumidores buscam opiniões na rede e tudo o que estiver sendo falado sobre a sua marca pode e será usado a favor (e contra) você.

O fato é que há inúmeros influenciadores digitais atualmente e muitas marcas estão pegando carona na popularidade destas “celebridades” e muitos se perguntam: eu também devo investir?

O importante é ressaltar que este tipo de investimento e divulgação não deve ser feito à esmo. (Não é porque todo mundo faz, que você deve fazer).

É preciso analisar se o seu objetivo condiz com a estratégia. Em segundo lugar e não menos importante é necessário analisar a reputação do influenciador e se ele se encaixa com o perfil do seu público.

Mesmo sendo uma alternativa informal de divulgação é necessário respeitar os direitos do consumidor e seguir as regras do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) para cada publicação. Seguindo estas regras básicas, é possível sim, ter um retorno positivo e às vezes surpreendente, investindo em influenciadores digitais.

O legal é incentivar a sua rede (amigos, colaboradores, principais clientes) a também compartilhar seu conteúdo e interagir de uma forma ampla com as páginas e perfis da sua empresa, pois todos os usuários hoje em dia são influenciadores de alguma maneira e quanto mais reverberação orgânica para as suas redes sociais, melhor!

A equipe da Kameleon pode te orientar quanto ao melhor planejamento estratégico para este segmento. Vamos conversar?

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