A evolução das “eras” do Marketing

Entenda os processos de evolução em cada era do Marketing e adapte-se às tendências!

Em constante evolução, as tendências de Marketing se adequam de acordo com as transformações da sociedade, para atender a demanda de todos os envolvidos no sistema econômico.

Muito mais do que ter planos de Marketing para seguir, é importante você saber de “onde viemos” e para “onde vamos” e entender que estar constantemente atualizado de acordo com as necessidades do consumidor não é apenas uma questão estratégica, é uma questão de sobrevivência.

Marketing 1.0 – A era do produto

A primeira fase do marketing, que teve início nos primórdios da Revolução Industrial, tinha foco exclusivo na produção e nada mais. O importante era produzir em massa para oferecer produtos a um preço acessível para todos que quisessem comprá-los. Os produtos eram padronizados e uma frase de Henry Ford resume bem essa fase “Qualquer cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto.”

Um grande erro cometido nessa fase pelas empresas era que elas se limitavam a difundir o seu produto e ignoravam totalmente o nível de satisfação e as necessidades de seus consumidores .

Esse marketing continua sendo usado em pleno século XXI por comunicadores que se recusam a modernizar suas perspectivas, por exemplo, empresas que mandam mensagens que você não lê, que colocam panfletos na sua caixa de correio, ou no para-brisa do seu carro, ou ainda deixam seu email abarrotado.

A falta de resposta deste tipo de marketing começou a oferecer lugar para um novo tipo de marketing.

Marketing 2.0 – A era do cliente

A evolução do marketing para sua segunda fase deve-se principalmente a evolução da informação. Com acesso às informações o consumidor começou a encontrar várias ofertas de produtos muito semelhantes, podendo então comparar preços, marcas e buscar produtos que melhor atendiam suas necessidades.

Foi nessa fase que as pessoas passaram de meros compradores à clientes, fazendo com que as empresas entendessem a necessidade de investir na segmentação de seu público-alvo e na qualidade do produto, pois a massa não se satisfaz mais com produtos básicos e genéricos. A estratégia tinha foco em apresentar várias linhas de produtos para satisfazer às diferentes necessidades de diferentes segmentos de clientes.

Marketing 3.0 – A era dos valores

A terceira fase do marketing chegou mantendo o foco no consumidor, porém criando uma nova preocupação nas aspirações, valores e espírito humano. Tem como objetivo oferecer soluções para os problemas da sociedade, levando a experiência do consumidor a um novo patamar.

As empresas passam a não estar preocupadas apenas em vender produtos, mas sim em trabalhar também a forma como vão vender e o impacto que vão causar no consumidor. As estratégias de marketing começam a ser construídas em sintonia com a “visão, missão e valores” da empresa.

Empresas famosas, como Google, Apple, Amazon e outros, passam a evangelizar os clientes através de um marketing baseado no mote “We do THIS and THAT to make the world a better place” ( “Nós fazemos ISTO e AQUILO, para tornar o mundo melhor”), criando no cliente uma afinidade e identidade com a marca, o que facilita e agiliza o seu processo de decisão.

Marketing 4.0

Esta é a era em que vivemos atualmente, que se caracteriza pelo marketing adepto ao digital. O meio digital mudou a forma como a comunicação é feita e obriga todos os comunicadores a ficarem ligados nas tendências que viram realidade todos os dias. É necessário que as empresas marquem presença, chamem a atenção e transmitam mensagens que os clientes querem ouvir!

Marketing é sim, um assunto sério. É preciso muito conhecimento, planejamento, estudos e pesquisas para alcançar resultados favoráveis, perenes e eficazes. Busque profissionais de confiança.

Venha tomar um café conosco e descubra as vantagens de contar com uma equipe experiente e capacitada quando o assunto é Marketing.

Ligue pra Kameleon: (16) 3411 2566
Ou envie um Whatsapp clicando AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais