A importância de fidelizar clientes

Fidelizar consumidores para ser uma incubadora de clientes lucrativos

O marketing é considerado por muitos como “a arte de conquistar e manter clientes”. Num passado não muito distante, o foco principal das empresas era conquistar novos clientes, mas é certo que, de uns anos para cá este paradigma mudou. Os profissionais de marketing hoje são unânimes em direcionar seus esforços para a contenção de clientes, apostando no relacionamento duradouro com o consumidor.

O investimento para atrair um novo cliente é alto e a concorrência está sempre tentando cativá-los.

Por isso, cada vez que se perde um cliente, não é só a próxima venda que está em jogo, mas todo o lucro futuro das compras deste consumidor, para sempre. Além disso, há o investimento para reposição deste cliente e deve ser levado em consideração que para um novo cliente consumir na mesma proporção do anterior leva-se alguns anos.

Diversas pesquisas de marketing apontam que atrair um novo cliente tem um custo cinco vezes maior do que manter um consumidor atual contente, satisfeito.

Pense de maneira inteligente: não seja apenas um empresa que vende algo, seja uma incubadora de clientes lucrativos. Invista em linhas que podem aumentar a sua participação no bolso do cliente. Empresas como a Starbucks® por exemplo: vendem seus cafés, mas também uma linha completa de produtos para serem consumidos em casa – desde pós de café a copos e canecas. Ou como a Harley-Davidson que além das motos vende jaquetas de couro, óculos escuros e até creme de barbear. Incorpore sua marca no estilo de vida do cliente, mas sempre de acordo com o propósito da sua marca, é claro. Para fidelizar clientes, é obrigatório monitorar constantemente este nível de contentamento dos seus atuais clientes. Encoraje o feedback dos consumidores sobre os seus produtos e serviços e esporadicamente faça algo realmente especial para eles.

Essa avaliação precisa ser constante. Não fazer a diferenciação entre clientes satisfeitos e clientes muito satisfeitos pode causa prejuízos aos seus negócios. Um cliente apenas satisfeito pode trocar com facilidade de marca, enquanto um cliente muito satisfeito avaliará de maneira mais crítica se a concorrência pode atendê-lo no mesmo nível que você já o faz. Se você realmente deseja que o seu cliente volte, faça pesquisas periódicas para medir o nível de satisfação dos seus consumidores. Um dado grave que estas pesquisas sempre apontam é que a maioria dos clientes insatisfeitos não reclamam, ou porque não sabem como ou com quem reclamar ou porque acham que o esforço não compensa. Pare e pense na quantidade de clientes que você já perdeu sem saber o motivo.

Fidelize seus clientes através de programas de associação com benefícios (clubes de fidelidade), construa um bom relacionamento deixando sempre os canais de comunicação disponíveis, mas, principalmente, invista em um atendimento gentil em todos os níveis. Isso fará a diferença, sempre. Todos os momentos de contato com o consumidor devem ser bem pensados e bem estruturados. Se uma peça da engrenagem estiver fora do eixo, todo os demais esforços serão em vão. Estreitar o relacionamento com o cliente pode aumentar os seus lucros!

Conheça mais sobre o trabalho da Kameleon Comunicação.

Podemos te orientar a obter melhores resultados com os seus negócios e te mostramos como fidelizar seus clientes. Te esperamos para um café!

(16) 3411 2566
contato@kameleoncomunicacao.com.br

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais