A Sazonalidade Promocional é a melhor opção?

Como se preparar e tirar vantagem das principais datas do calendário? A sazonalidade promocional pode ser um fator decisivo em suas vendas, ou não…

Não tem jeito, quando as vendas caem, geralmente o comércio varejista costuma apelar para ações sazonais (sazonalidade promocional) com o intuito, principalmente de alavancar vendas.

Atualmente, existem inúmeras datas já tradicionais e periodicamente novas datas entram no calendário, como nos casos mais recentes da Black Friday e Cyber Monday. O mais interessante é observar como os nichos de mercado trabalham suas datas mais segmentadas ainda e ter em mente que não só o varejo precisa estar atento ao calendário, mas indústrias, empresas B2B, prestadores de serviços, enfim, todos devem contar com um bom planejamento anual.

Dizem que “se não planejar, está planejando fracassar”. Não adianta querer se aproveitar de certa data, por conta de vendas baixas ou porque o seu concorrente planeja fazer uma ação muito legal. É importante também ter em mente que as Campanhas de Comunicação precisam ser traçadas com antecedência. Uma promoção de varejo, com sorteio de prêmios, por exemplo, precisa começar a ser executada com aproximadamente 6 meses de antecedência, por conta de toda a documentação exigida pelo órgão regulamentador, a Caixa Econômica Federal.

De qualquer maneira, é imprescindível compreender, antes de tudo que a Comunicação pode oferecer aos seus negócios um composto de estratégias, levando em consideração o planejamento de Marketing, que viabilizarão a solução ou redução de determinados problemas.

Todas as técnicas de Marketing Promocional caracterizam-se por ações de estímulo à compra e o seu consumidor precisa realmente ser tocado pela ideia de que está recebendo uma oferta ou benefício adicional. Por serem estratégias de efeito rápido, as ações promocionais precisam ter rápida ou curta-duração, para que a vantagem seja devidamente percebida pelo cliente. Estas ações podem ser de inúmeros tipos: com brindes, sorteios, concursos, vale-brindes, leve 3 – pague 2, descontos, enfim, a gama de possibilidades é vasta e é preciso muita cautela na escolha da melhor promoção que se adequa ao objetivo que se pretende atingir.

Marketing e Comunicação, quando bem planejados e executados surtem resultados significativos nos indicadores tangíveis e intangíveis da marca, como conhecimento do produto, serviço e marca, fidelização e preferência, por exemplo, fortalecendo assim a sua imagem.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a sazonalidade promocional, caso queira auxílio para tirar seu planejamento do papel e conquistar novas fatias de mercado, conte com o time da Kameleon Comunicação. 

O nosso know-how em Marketing nos permite traçar planos eficazes e assertivos e será um prazer mostrar os resultados para você. Venha para a Kameleon e veja com seus próprios olhos!

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