Atendimento nas Redes Sociais

Saiba como o bom atendimento nas redes sociais podem ser pontos chave para o seu negócio!

Ter uma página da sua empresa nas redes sociais hoje em dia é premissa básica, como ter um site era há alguns anos atrás. O que muita gente ainda não aprendeu é que Rede Social é um assunto sério e precisa ser conduzido por quem realmente entende de comunicação.

Há duas vertentes que precisam ser levadas em conta: a sua persona nas redes sociais condiz com a missão da sua empresa e o público que ela quer atingir? Ou seja, você está se comunicando na linguagem dos seus clientes? O outro lado a ser observado diz respeito à reputação: como é o seu pós-venda, principalmente diante de uma situação negativa?

Aparentemente pode ser simples manter uma página e um bom atendimento nas redes sociais, pois as ferramentas estão disponíveis para todos, porém é preciso considerar que cada Rede Social tem seu estilo e cada empresa uma linguagem. Observando o Facebook, por exemplo e não levando em consideração os critérios e algoritmos da Rede, é preciso adotar, para as publicações o mínimo de texto com a maior criatividade possível.

Porém é válido lembrar que o que funciona para uma empresa, pode e não irá funcionar para a sua. Você enquanto empreendedor pode ter gostado muito de um post de uma determinada marca mas não vai poder usar algo semelhante para o seu produto, visto que o seu público é diferente. As publicações do biscoito Óreo, por exemplo, são super originais, geram engajamento mundial e é sempre uma case lembrado por publicitários renomados em palestras e workshops. Mas, se você for uma página de cerveja artesanal, com público masculino, de 25 a 35 anos, por exemplo, sua postura deverá ser diferente. E não são apenas estas diferenças gritantes que devem ser consideradas. Detalhes, nuances e pitadas devem ser adicionadas para que a sua empresa ganhe status de persona, cativando efetivamente o público.

Feito esta lição de casa, é preciso estar atento ao pós-marketing também. As novas tecnologias da comunicação geraram milhões de vozes ativas e essas vozes ativas atuam como verdadeiros propagadores de opinião própria, mesmo que sem nenhum embasamento real. E tudo o que cai na rede, se espalha na velocidade da luz. Os consumidores que antes reclamavam apenas por telefone, hoje usam as redes sociais para expor seus problemas com produtos e serviços. Estes mesmos consumidores exigem retorno imediato de suas solicitações e estão dispostos a usar qualquer vírgula contra você. Sua reputação pode ser manchada por um problema cuja solução é simples, mas que não tenha sido tratado com compreensão, paciência ou agilidade esperadas.

Além disso é importante também manter um discurso transparente, eloquente, empático e integrado, perante a crises, em todos os meios de comunicação. A transparência já provou ser, em diversos casos de comunicação a melhor maneira para se contornar situações sem comprometer a reputação da empresa. Ufa! Parece complexo, não é mesmo? Mas para profissionais experientes e capacitados não é.

Por isso, você já sabe: para não errar, conte com o Camaleão. Venha tomar um café com a gente!

Ligue pra gente: (16) 3411-2566
Ou mande um Whatsapp clicando AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais