Estamos sendo espionados?

Qual é o limite da publicidade online?

É cada vez mais crescente, relatos de usuários de internet, alegando a sensação de ter suas conversas vigiadas devido a propagandas que aparecem com base no que se conversa mesmo quando nenhum aplicativo está sendo utilizado.

Uma breve pesquisa no Google gera uma infinidade de depoimentos de pessoas afirmando que após conversarem com alguém sobre determinado tema, começaram a receber publicidade relacionada ao assunto. Essa inquietude é mundial. Estariam as maiores empresas de tecnologia (Google/ Apple/ Facebook), invadindo a nossa privacidade? Seriam nossos smartphones, aparelhos similares a “teletela” de George Orwell, de seu épico livro 1984? Se a inquietude é mundial, o assunto levanta diversos questionamentos.

O fato é que a descoberta de escutas ilegais ameaçaria o mercado de publicidade digital e nenhum relato, até hoje, pode ser comprovado. Fatemeh Khatibloo, especialista da Forrester, uma das companhias de pesquisas digitais mais respeitadas dos Estados Unidos, realizou um estudo após ouvir o testemunho de mais de 20 colegas, mencionando que suas conversas na vida real aparentemente geravam anúncios no Facebook. Fatemeh conclui em seu artigo publicado pela Forbes que “o processo de filtrar linguagem natural já é difícil na melhor das circunstâncias; adicionando limitações de dados e barulho de fundo, isso se torna material para ficção científica”.

O Facebook reconhece que ouve e coleta informações das conversas de usuários, apenas quando os usuários utilizam ativamente alguma ferramenta específica que requer áudio e nega que usa estas informações para vender produtos, de acordo com o seu comunicado oficial sobre o assunto: “O Facebook não usa, de forma alguma, o áudio do microfone para gerar propaganda ou sugerir histórias no feed de notícias”. Já o Google afirma que de acordo com os termos previstos em seus termos de uso do serviço, utiliza os áudios para pesquisas internas e aprimoramento de seu sistema. A Apple não se manifestou sobre o assunto.

É imprescindível estar ciente dos termos de uso de cada aplicativo que você utiliza, mas caso você tenha ficado com a pulga atrás da orelha, é possível desabilitar a função que permite que o Facebook ouça áudio do seu smartphone. No iPhone acesse: Configurações / Facebook / Configurações. No Android, altere em: Configurações / Apps / Facebook / Permissões. Para garantir maior privacidade, desligue a assistente virtual do seu smartphone. O fato é que estamos sendo vigiados constantemente, este é o outro lado da moeda, afinal nós fornecemos dados constantemente em todas as plataformas. Contudo devemos vigiar quem nos monitora e ser prudentes com o que expomos na rede.

Mais uma vez ressaltamos o quão a publicidade mudou em consequência dos avanços na comunicação e a necessidade de se movimentar conforme a demanda tecnológica para poder acompanhar o mercado, mas de maneira correta e não invasiva.

Venha tomar um café conosco e conheça o nosso trabalho!

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

A importância do atendimento

Não há duvidas de que as necessidades e desejos do homem moderno tenham se expandido e são cada vez mais surpreendentes.

Atualmente, há nichos de mercados que até poucos anos atrás não existiam, como os food trucks, barbearias vintage, cervejas artesanais… enfim, é uma infinidade de novas categorias e às vezes nos perguntamos: existe mercado para tudo isso?

A resposta é: sim, existe. Porém, há muita concorrência também, assim como nos setores mais básicos do consumo. Sendo assim, como se destacar perante os concorrentes? Como construir um relacionamento forte e vitalício com o consumidor?

Há diversas estratégias de marketing que podem ser colocadas em prática mas se o arroz-feijão não estiver sendo feito no seu ponto de venda, seus esforços irão por água a baixo.

Hoje, mais do que nunca, o cliente gosta de ser tratado como único, quer atenção e ser ouvido. O tratamento cordial e personalizado é a base para criar um relacionamento sólido com o seu cliente.

Tenha em mente como era o relacionamento entre lojas e clientes há 50 anos atrás: a nostalgia do comércio local, onde o dono do estabelecimento sabia de cor e salteado as preferências de cada cliente, avisava quando certa mercadoria chegava e o pagamento era feito através de cadernetas. É esse tipo de relacionamento nostálgico que deve ser retomado, mas com cautela para não ser invasivo e ultrapassar os limites da relação loja-cliente.

Instrua a sua equipe a ser gentil e agradável com todo o público, sabendo ouvir com atenção, praticando a empatia. É importante você sempre avaliar o atendimento da sua equipe e fazer treinamentos periódicos. A equipe de vendas/ atendimento é o seu time de frente e neste gargalo, todo o esforço de marketing da empresa pode ser positivado ou não, convertido ou não.

De acordo com uma recente publicação da Revista Exame, empresas brasileiras perdem R$400 bilhões por atender mal e 65% dos consumidores se sentem frustrados com experiências negativas de compras.

Pense à respeito: você é tratado na sua empresa como gostaria de ser tratado quando é cliente em outro estabelecimento?

A Kameleon Comunicação pode te ajudar a avaliar o atendimento da sua empresa e apresentar propostas de melhorias para gerar resultados. Vamos conversar?

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Remarketing

Utilize as ferramentas de marketing digital a favor do seu negócio!

Já reparou que às vezes, ao fazer uma busca pela internet, principalmente em sites de compras, aquele produto ou serviço passa a te “perseguir” por toda a Web, com banners, anúncios e até vídeos?

Calma, isso não é coisa do além e nem vírus no seu computador. Trata-se de uma ferramenta do Google AdWords, que marca e identifica usuários que visitaram determinado site ou fizeram determinada busca.

A partir desta busca, cria-se um cookie e este cookie aciona a rede de displays do Google Adwords. Em todos os sites que você navegar, que sejam afiliados ao Google AdSense (que é a plataforma que administra os anúncios do AdWords), este determinado produto ou serviço irá aparecer para você.

Como anunciante, o remarketing é uma boa oportunidade de anúncios, trabalhando a favor de suas campanhas.

Ao passo que muitos empreendedores reclamem da concorrência acirrada na web, outros aproveitam as ferramentas disponíveis para segmentar cada vez mais seu público alvo e praticamente criar anúncios exclusivos ao seu consumidor.

É neste momento que um concorrente se aproveita do seu cliente e você acaba por perdê-lo ou você transforma uma busca esporádica no seu site em clique/ conversão e venda.

Venha conversar com o camaleão Camilo e surpreenda-se com os resultados que uma boa campanha podem surtir em sua empresa!

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

A era dos influenciadores digitais: quem são e porque investir

Personalidades da web podem fazer a ponte de ENGAJAMENTO entre MARCAS e CONSUMIDORES.

Foi-se o tempo em que era necessário muito investimento para que um cidadão comum tivesse seus 15 minutos de fama. Hoje em dia, com o avanço das tecnologias em comunicação, pessoas “comuns”(ou pelo menos não inseridas no meio artístico) se tornaram vozes poderosas perante à população. Em outras eras, nomes como Whindersson Nunes, Pc Siqueira, Camila Coutinho, Gabriela Pugliese, Hugo Gloss talvez não nos soariam populares.

O público em geral segue estas e tantas outras celebridades da web por se identificar com as suas atitudes, estilo de vida e comportamento, amplamente divulgado nas redes sociais. Neste ponto, o que os influenciadores digitais comercializam é a sua própria opinião e logo, seus seguidores terão a sua palavra como relevantes em tomadas de decisão.

É irrefutável o poder que uma publicação destes influenciadores pode alcançar. Nesta nova era do Marketing, os consumidores buscam opiniões na rede e tudo o que estiver sendo falado sobre a sua marca pode e será usado a favor (e contra) você.

O fato é que há inúmeros influenciadores digitais atualmente e muitas marcas estão pegando carona na popularidade destas “celebridades” e muitos se perguntam: eu também devo investir?

O importante é ressaltar que este tipo de investimento e divulgação não deve ser feito à esmo. (Não é porque todo mundo faz, que você deve fazer).

É preciso analisar se o seu objetivo condiz com a estratégia. Em segundo lugar e não menos importante é necessário analisar a reputação do influenciador e se ele se encaixa com o perfil do seu público.

Mesmo sendo uma alternativa informal de divulgação é necessário respeitar os direitos do consumidor e seguir as regras do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) para cada publicação. Seguindo estas regras básicas, é possível sim, ter um retorno positivo e às vezes surpreendente, investindo em influenciadores digitais.

O legal é incentivar a sua rede (amigos, colaboradores, principais clientes) a também compartilhar seu conteúdo e interagir de uma forma ampla com as páginas e perfis da sua empresa, pois todos os usuários hoje em dia são influenciadores de alguma maneira e quanto mais reverberação orgânica para as suas redes sociais, melhor!

A equipe da Kameleon pode te orientar quanto ao melhor planejamento estratégico para este segmento. Vamos conversar?

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Ações Cruzadas de Marketing

Otimize recursos e vá além!

Criar ações de Marketing para a sua empresa nem sempre é uma missão fácil e pode esbarrar em diversos empecilhos e um dos principais obstáculos é o orçamento. A cada ano, grandes empresas apresentam ações criativas em parceria com outras empresas. Até o Burger King chegou a propor uma ação conjunta com o McDonald’s, na qual ambos lançariam o McWhooper em prol de uma causa social, porém na época, meados de 2015, Ronald McDonald não aceitou a proposta e a ação não chegou a ser efetivada.

Casos a parte, é nas Redes Sociais que este tipo de ação conjunta ficam visíveis, sempre de forma muito bem humorada, engajando clientes e adquirindo não só seguidores mas verdadeiros advogados da marca. Coca-Cola, Netflix, Centauro e Netshoes, entre outros, já protagonizaram diálogos memoráveis e sensacionais.

Pequenas empresas também podem se valer de ações conjuntas, buscando parceiros locais afim de otimizar recursos, gerando resultados que sejam positivos para todos. As ações podem ser desde ofertas de produtos ou serviços para sorteio (um loja de bijuterias pode sortear um dayspa em um salão de beleza, ou uma pizzaria oferecer a degustação de um chope artesanal), campanhas em conjunto (desfiles de lojas de sapatos com lojas de roupa, descontos, vouchers, brindes de uma loja para clientes de outras lojas), e tantas outras ações, conforme a criatividade e universo que podem ser explorados.

É claro que, o bom senso e uma boa estratégia de marketing devem estar por trás destas ações mas é sempre válido somar esforços, pois se trabalhados da maneira correta, os resultados podem superar expectativas. Negocie com seus parceiros locais ou prospecte novos aliados.

Criar campanhas inovadoras e arregassar as mangas para desenvolver novos projetos é a energia que nos move! Traga sua conta para nós e deixe o Camaleão te surpreender!

Vem fazer ações de Marketing com a Kameleon!

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Atendimento nas Redes Sociais

Ter uma página da sua empresa nas Redes Sociais hoje em dia é premissa básica, como ter um site era há alguns anos atrás. O que muita gente ainda não aprendeu é que Rede Social é um assunto sério e precisa ser conduzido por quem realmente entende de comunicação.

Há duas vertentes que precisam ser levadas em conta: a sua persona nas redes sociais condiz com a missão da sua empresa e o público que ela quer atingir? Ou seja, você está se comunicando na linguagem dos seus clientes? O outro lado a ser observado diz respeito à reputação: como é o seu pós-venda, principalmente diante de uma situação negativa?

Aparentemente pode ser simples manter uma página nas Redes Sociais, pois as ferramentas estão disponíveis para todos, porém é preciso considerar que cada Rede Social tem seu estilo e cada empresa uma linguagem. Observando o Facebook, por exemplo e não levando em consideração os critérios e algoritmos da Rede, é preciso adotar, para as publicações o mínimo de texto com a maior criatividade possível.

Porém é válido lembrar que o que funciona para uma empresa, pode e não irá funcionar para a sua. Você enquanto empreendedor pode ter gostado muito de um post de uma determinada marca mas não vai poder usar algo semelhante para o seu produto, visto que o seu público é diferente. As publicações do biscoito Óreo, por exemplo, são super originais, geram engajamento mundial e é sempre uma case lembrado por publicitários renomados em palestras e workshops. Mas, se você for uma página de cerveja artesanal, com público masculino, de 25 a 35 anos, por exemplo, sua postura deverá ser diferente. E não são apenas estas diferenças gritantes que devem ser consideradas. Detalhes, nuances e pitadas devem ser adicionadas para que a sua empresa ganhe status de persona, cativando efetivamente o público.

Feito esta lição de casa, é preciso estar atento ao pós-marketing também. As novas tecnologias da comunicação geraram milhões de vozes ativas e essas vozes ativas atuam como verdadeiros propagadores de opinião própria, mesmo que sem nenhum embasamento real. E tudo o que cai na rede, se espalha na velocidade da luz. Os consumidores que antes reclamavam apenas por telefone, hoje usam as redes sociais para expor seus problemas com produtos e serviços. Estes mesmos consumidores exigem retorno imediato de suas solicitações e estão dispostos a usar qualquer vírgula contra você. Sua reputação pode ser manchada por um problema cuja solução é simples, mas que não tenha sido tratado com compreensão, paciência ou agilidade esperadas.

Além disso é importante também manter um discurso transparente, eloquente, empático e integrado, perante a crises, em todos os meios de comunicação. A transparência já provou ser, em diversos casos de comunicação a melhor maneira para se contornar situações sem comprometer a reputação da empresa. Ufa! Parece complexo, não é mesmo? Mas para profissionais experientes e capacitados não é.

Por isso, você já sabe: para não errar, conte com o Camaleão. Venha tomar um café com a gente!

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

As ciladas do Marketing Digital

Como não cair em trapaças ao investir em publicidade online

A publicidade online é hoje em dia uma obrigação e certamente entra no escopo de investimento da maioria das empresas. As marcas precisam e devem estar presentes na internet, comunicando-se com assertividade.

Com o passar dos anos e perante os resultados positivos obtidos, muitas empresas passaram a investir neste nicho, oferecendo espaço para empresas divulgarem suas marcas, produtos e serviços. Tempos depois muitos destes espaços continuam sendo oferecidos (banners em grandes portais de notícias, por exemplo), mas o segmento cresce e muda diariamente e novas opções de mídia online surgem a cada dia.

Um excelente exemplo deste cenário é o que acontece com o Facebook, que nasceu em 2004 e desde então passou a vender seu espaço devido à grande aceitação do público e está sempre alterando suas regras de publicações pagas e algoritmos. Todas as informações e ferramentas para divulgação online estão disponíveis a poucos cliques na web, o que faz muitas pessoas pensarem que investir em marketing online é fácil e não demanda muito conhecimento. É ai que muitos se enganam, são ludibriados, investem o mínimo e aguardam resultados mágicos.

Antes de investir em qualquer mídia online é preciso ter um conhecimento no mínimo superficial sobre o que está sendo ofertado à você e principalmente ter em mente que não existem milagres.

Separamos algumas dicas para você não ser enganado e ficar atentos à golpes que são facilmente aplicados hoje em dia:

- Venda de curtidas em posts e novos seguidores:

Há diversas formas de conseguir um maior número de seguidores no Facebook e Instagram, porém apenas uma forma é a correta e trará retorno real ao seu negócio: investimento dentro da própria plataforma, seguindo as regras de publicação. Conteúdo de relevância e personalidade da marca são aspectos importantíssimos para gerar engajamento orgânico, que é o segredo da atuação nas duas redes sociais de maior alcance no Brasil.

Caia fora de qualquer investimento que pareça ser miraculoso e que aconteça fora das plataformas. Eles trarão seguidores falsos e curtidas de perfis também falsos e em muitos casos isso pode gerar a suspensão ou mesmo a remoção da sua página pelo próprio Facebook.

Quando a oferta prometer muito, com baixo investimento, procure investigar páginas que tenham sido alavancadas por este vendedor de mídia e verifique os usuários que seguem e curtem a página e desconfie de perfis sem foto, com nomes e grafias incomuns, de cidades distantes de onde está localizado o negócio.

- Número de seguidores dos influenciadores:

Ao contratar um blogueiro, ou influenciador digital, siga a mesma regra: verifique a procedência dos seguidores, quantidade de curtidas nas fotos. Existem aplicativos que geram falsos seguidores e curtidas, comprometendo o resultado da sua campanha.

Tenha em mente que o volume de seguidores e curtidas não é o mais importante para o sucesso de uma página e de uma publicação. Este volume irá depender da relevância da campanha - layout e textos criativos, bem produzidos e de acordo com o seu objetivo. Estes seguidores precisam ser reais e principalmente potenciais consumidores da sua marca.

- Mailing list para e-mail marketing

Um bom catálogo de e-mails é conquistado ao longo de anos. Desconfie de ofertas de banco de dados, esta prática não é legal. Invista você em um bom sistema de CRM (Customer Relationship Management) e sempre faça ações com o intuito de alimentar o seu mailing.

- Sites gratuitos

Hoje em dia há inúmeras plataformas para construção de um site, sem custo. Mas verifique se este tipo de plataforma responderá eficazmente a necessidade do seu negócio. Para um e-commerce, por exemplo, indicamos investir em uma plataforma confiável para não comprometer os seus negócios e a sua marca.

- SEO e Adwords

Para que a sua empresa tenha relevância nos resultados de busca de pesquisas na internet, o investimento em SEO (Search Engine Optimization) é indispensável, assim como as ADWORDS. Cobre resultados e relatórios de ROI (Return on Investment) e analise se as palavras-chave estão levando o cliente certo para o seu negócio.

Em todos os casos, em todo tipo de investimento é imprescindível contar com um profissional de marketing qualificado e confiável para direcionar suas campanhas.

Venha conhecer nossos planos de comunicação e saia na frente da concorrência.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

O uso das cores na Publicidade

A escolha das cores pode e influencia muito em seus negócios.

Desde os primórdios, o homem utiliza das cores para se expressar, para que o receptor interprete da maneira mais correta a mensagem que está sendo enviada. Cores representam emoções e por conta da sua influência psicológica, podem ser usadas com diversos intuitos, inclusive impactando na decisão de compra do consumidor e precisam ser utilizadas na propaganda com muita ponderação.

A escolha de uma cor para o seu logotipo ou campanha não deve ser feita a esmo, depende do público que se quer atingir e do efeito que se quer causar. O estudo a ser feito é muito amplo e é importante neste momento deixar as tendências pessoais de lado e entender o significado de cada cor, empregando a psicologia das cores, amplamente difundida no mundo da comunicação.

O primeiro passo mais importante é ter bem definido o posicionamento da marca e o seu público alvo, para que o estudo da combinação de cores auxilie eficazmente a construção do branding. Cores erradas em aplicações erradas podem culminar em resultados negativos, prejudicando esforços.

Em contrapartida, cores certas podem fazer com que a sua marca inspire mais sucesso na mente dos seus prospects, atraia novos negócios, dão vantagem competitiva, aumente reconhecimento da marca, e consequentemente faz com que sua marca venda mais.

Curioso para saber como funciona tudo isso na prática? Venha tomar um café com o camaleão e deixe que ele te mostre como aplicar todas estas teorias, alavancando o seu negócio!

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Como planejar o investimento anual em Marketing?

O investimento em MARKETING é fundamental para que a sua empresa possa captar e fidelizar clientes.

Não existe uma fórmula matemática para determinar qual a porcentagem do seu orçamento anual que deve ser aplicada em ações de Marketing, pois muitos fatores devem ser levados em consideração.

Entretanto, no ano de 2015, a empresa CMO Survey (renomada empresa norte-americana de pesquisas de Marketing) coordenou um estudo sobre o orçamento de marketing considerando segmento e receita e divulgou o seguinte panorama, que pode servir como direcionamento:

⁃ Empresas B2B de produtos investem, em média, 7.4% de sua receita;

⁃ Empresas B2B de serviços investem, em média, 8.6% de sua receita;

⁃ Empresas B2C de produtos investem, em média, 9.1% de sua receita;

⁃ Empresas B2C de serviços investem, em média, 9.3% de sua receita;

Lembrando que isso é resultado médio de uma pesquisa e não é uma regra a ser seguida, apenas uma base.

Com uma análise real dos seus negócios (faturamento, rendimento, tendência de mercado, sazonalidade, concorrência e metas) é possível chegar a um denominador comum e estabelecer um planejamento anual de investimentos que dará suporte de crescimento de vendas e visibilidade da marca.

O primeiro passo é analisar o faturamento da empresa, mês a mês, e comparar com os dois últimos anos e verificar qual é a tendência, se existe um padrão. Um gráfico de linhas simples pode ajudar bastante neste momento.

Em seguida, considere a sua lucratividade, subtraindo as receitas das despesas. É válido lembrar que o investimento em marketing também precisa ser considerado uma despesa, mas trarão novas receitas. Por isso sempre falamos que marketing não é ”despesa” e sim investimento, pois trará retorno.

O planejamento deve considerar também a sazonalidade e as tendências do mercado em que a sua empresa atua. Varejistas por exemplo, precisam concentrar seus esforços em datas comemorativas mas também devem investir em períodos de baixa nas vendas. Já empresas que atuam no segmento B2B, levam em consideração as especificidades do seu negócio. As metas (faturamento/ vendas/ market share) precisam ser consideradas para dimensionamento do plano de comunicação.

Lembre-se de considerar três principais macros no orçamento: o custo da agência, custos de produção e custos de mídia.

Para se organizar mais ainda, separe o online do off-line. Toda ação adicional também deve ser prevista em orçamento.

Parece um bicho de sete cabeças mas para profissionais de marketing dedicados e experientes não é. Um plano de comunicação eficaz depende de comunicadores competentes.

Conte com a Kameleon para te orientar neste planejamento de investimentos e destaque-se em 2018!

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Por que contratar uma agência de publicidade?

A COMPETITIVIDADE ENTRE as empresas de todos os portes e ramos de atividade é avassaladora; a publicidade que envolve a marca, atua nesse papel e definitivamente faz a diferença.

O que muitos ainda pensam, é que contratar uma agência é algo para ser feito apenas pelas grandes empresas, o que não é verdade. No cenário organizacional de hoje, é necessário saber que em todos os ramos existem fortes concorrentes e é preciso agir de forma rápida e estratégica, para que sua empresa não fique para trás. É recomendada uma publicidade direta e funcional, desde o seu início, para já ingressar no mercado com todas as chances de sucesso.

O que faz a contratação de uma agência ser vital para o seu negócio?

A criação de um logotipo que seja esteticamente funcional, servirá para que sua empresa seja vista, lembrada e conhecida.

A internet hoje em dia é um dos meios mais utilizados e que mais cresceu nos últimos anos, por isso é de extrema importância se obter um site produzido com as melhores e mais modernas ferramentas para SEO e Até Adwords®, organizado de forma objetiva e funcional, para que as pessoas interessadas o encontrem e recebam as informações necessárias para comprarem o produto ou serviço oferecido.

Catálogos, lâminas, cartazes, folhetos, materiais gráficos em geral, são maneiras rápidas de demonstrar o produto/serviço ao cliente, até mesmo em apresentações ou reuniões.

E-mail marketing faz o papel de folhetos virtuais, distribuídos on-line.

Entre outros serviços de planejamento que uma agência de publicidade pode oferecer para cuidar da imagem de sua empresa, que depende da apresentação através de meios publicitários.

Uma boa agência de publicidade conhece os meios mais eficazes, os caminhos mais curtos e as mídias mais poderosas para levar o nome da sua empresa à frente de todas as outras.

Venha conhecer nossos planos de comunicação e saia na frente da concorrência.

Compartilhe esse post

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn