As ciladas do Marketing Digital

Como não cair em trapaças ao investir em publicidade online

A publicidade online é hoje em dia uma obrigação e certamente entra no escopo de investimento da maioria das empresas. As marcas precisam e devem estar presentes na internet, comunicando-se com assertividade.

Com o passar dos anos e perante os resultados positivos obtidos, muitas empresas passaram a investir neste nicho, oferecendo espaço para empresas divulgarem suas marcas, produtos e serviços. Tempos depois muitos destes espaços continuam sendo oferecidos (banners em grandes portais de notícias, por exemplo), mas o segmento cresce e muda diariamente e novas opções de mídia online surgem a cada dia.

Um excelente exemplo deste cenário é o que acontece com o Facebook, que nasceu em 2004 e desde então passou a vender seu espaço devido à grande aceitação do público e está sempre alterando suas regras de publicações pagas e algoritmos. Todas as informações e ferramentas para divulgação online estão disponíveis a poucos cliques na web, o que faz muitas pessoas pensarem que investir em marketing online é fácil e não demanda muito conhecimento. É ai que muitos se enganam, são ludibriados, investem o mínimo e aguardam resultados mágicos.

Antes de investir em qualquer mídia online é preciso ter um conhecimento no mínimo superficial sobre o que está sendo ofertado à você e principalmente ter em mente que não existem milagres.

Separamos algumas dicas para você não ser enganado e ficar atentos à golpes que são facilmente aplicados hoje em dia:

- Venda de curtidas em posts e novos seguidores:

Há diversas formas de conseguir um maior número de seguidores no Facebook e Instagram, porém apenas uma forma é a correta e trará retorno real ao seu negócio: investimento dentro da própria plataforma, seguindo as regras de publicação. Conteúdo de relevância e personalidade da marca são aspectos importantíssimos para gerar engajamento orgânico, que é o segredo da atuação nas duas redes sociais de maior alcance no Brasil.

Caia fora de qualquer investimento que pareça ser miraculoso e que aconteça fora das plataformas. Eles trarão seguidores falsos e curtidas de perfis também falsos e em muitos casos isso pode gerar a suspensão ou mesmo a remoção da sua página pelo próprio Facebook.

Quando a oferta prometer muito, com baixo investimento, procure investigar páginas que tenham sido alavancadas por este vendedor de mídia e verifique os usuários que seguem e curtem a página e desconfie de perfis sem foto, com nomes e grafias incomuns, de cidades distantes de onde está localizado o negócio.

- Número de seguidores dos influenciadores:

Ao contratar um blogueiro, ou influenciador digital, siga a mesma regra: verifique a procedência dos seguidores, quantidade de curtidas nas fotos. Existem aplicativos que geram falsos seguidores e curtidas, comprometendo o resultado da sua campanha.

Tenha em mente que o volume de seguidores e curtidas não é o mais importante para o sucesso de uma página e de uma publicação. Este volume irá depender da relevância da campanha - layout e textos criativos, bem produzidos e de acordo com o seu objetivo. Estes seguidores precisam ser reais e principalmente potenciais consumidores da sua marca.

- Mailing list para e-mail marketing

Um bom catálogo de e-mails é conquistado ao longo de anos. Desconfie de ofertas de banco de dados, esta prática não é legal. Invista você em um bom sistema de CRM (Customer Relationship Management) e sempre faça ações com o intuito de alimentar o seu mailing.

- Sites gratuitos

Hoje em dia há inúmeras plataformas para construção de um site, sem custo. Mas verifique se este tipo de plataforma responderá eficazmente a necessidade do seu negócio. Para um e-commerce, por exemplo, indicamos investir em uma plataforma confiável para não comprometer os seus negócios e a sua marca.

- SEO e Adwords

Para que a sua empresa tenha relevância nos resultados de busca de pesquisas na internet, o investimento em SEO (Search Engine Optimization) é indispensável, assim como as ADWORDS. Cobre resultados e relatórios de ROI (Return on Investment) e analise se as palavras-chave estão levando o cliente certo para o seu negócio.

Em todos os casos, em todo tipo de investimento é imprescindível contar com um profissional de marketing qualificado e confiável para direcionar suas campanhas.

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