Como definir o Tom de voz ideal para a minha empresa?

Definir o tom de voz é essencial para a empresa conseguir se comunicar mais facilmente com o seu público-alvo.

Assim como toda pessoa, uma empresa também possui sua própria personalidade. É ela que define o diferencial competitivo da empresa, como ela deve se posicionar no mercado com seus concorrentes e também com os seus consumidores. Definir o tom de voz é essencial para a empresa conseguir se comunicar mais facilmente, evitando termos que podem causar dúvida, estranhamento ou outros ruídos na comunicação.

O que é Tom de Voz da Empresa?

A voz é a personalidade da sua marca, é quem define se a forma falada será formal ou informal, se respeitará regionalismo ou não, dentre outros fatores linguísticos. O Tom é a maneira como a marca fala, ou seja, a maneira como a voz é dirigida ao público e pode ser sério, direto, engraçado e até mesmo melancólico, desde que se adeque à linguagem, contexto e ao consumidor.

O Tom de voz de uma empresa é a maneira como ela se comunica com seus clientes e demonstra sua personalidade, sendo seu principal pilar da comunicação. É o tipo de mensagem que você quer passar e como vai abordá-la. Um tom de voz coerente, de forma humana e realista ajuda a criar fidelidade à sua marca.

Então como, de fato, posso encontrar o Tom de Voz ideal para a minha empresa?

É preciso conhecer bem sua audiência e o que move sua empresa (missão, valores e objetivos). Por isso, alguns pontos devem ser levados em consideração para definir a maneira que a empresa irá posicionar-se. Sempre tenha em mente:

  • Quem é a minha marca?
  • No que ela acredita?
  • Quais são os seus valores?
  • Quais suas diferenças em relação às outras do mesmo segmento?
  • Possui qual personalidade?
  • Quem é o seu público?
  • Uso correto e eficiente

    É importante descobrir o tom de voz ideal para a sua empresa, mas é mais importante ainda utilizá-lo de maneira correta e eficiente, sendo aplicado em qualquer conteúdo produzido e também na comunicação direta com os clientes, seja por mensagens, e-mails ou até mesmo por telefone. Dessa maneira, além de você melhorar a experiência do consumidor, melhora também a concepção e a recepção da sua marca por ele. Como consequência, você terá um aumento nas vendas.

    Você sabia que o tom de voz de uma empresa era tão importante assim?

    E sua empresa, já tem o tom de voz dela?
    Não!?

    Então venha para a Kameleon desenvolvê-lo e aproveitar para fazermos uma análise no seu Plano de Comunicação das Mídias Sociais!

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