Como definir o Tom de voz ideal da a minha empresa?

Definir o tom de voz é essencial para a empresa conseguir se comunicar mais facilmente com o seu público-alvo.

Assim como toda pessoa, uma empresa também possui sua própria personalidade. É ela que define o diferencial competitivo da empresa, como ela deve se posicionar no mercado com seus concorrentes e também com os seus consumidores. Definir o tom de voz é essencial para a empresa conseguir se comunicar mais facilmente, evitando termos que podem causar dúvida, estranhamento ou outros ruídos na comunicação.

 O que é Tom de Voz da Empresa?

A voz é a personalidade da sua marca, é quem define se a forma falada será formal ou informal, se respeitará regionalismo ou não, dentre outros fatores linguísticos. O Tom é a maneira como a marca fala, ou seja, a maneira como a voz é dirigida ao público e pode ser sério, direto, engraçado e até mesmo melancólico, desde que se adeque à linguagem, contexto e ao consumidor.

O Tom de voz de uma empresa é a maneira como ela se comunica com seus clientes e demonstra sua personalidade, sendo seu principal pilar da comunicação. É o tipo de mensagem que você quer passar e como vai abordá-la. Um tom coerente, de forma humana e realista ajuda a criar fidelidade à sua marca.

Então como, de fato, posso encontrar o Tom de Voz ideal para a minha empresa?

É preciso conhecer bem sua audiência e o que move sua empresa (missão, valores e objetivos). Por isso, alguns pontos devem ser levados em consideração para definir a maneira que a empresa irá posicionar-se. Sempre tenha em mente:

  • Quem é a minha marca?
  • No que ela acredita?
  • Quais são os seus valores?
  • Quais suas diferenças em relação às outras do mesmo segmento?
  • Possui qual personalidade?
  • Quem é o seu público?

Uso correto e eficiente
É importante descobrir o tom ideal para a sua empresa, mas é mais importante ainda utilizá-lo de maneira correta e eficiente, sendo aplicado em qualquer conteúdo produzido e também na comunicação direta com os clientes, seja por mensagens, e-mails ou até mesmo por telefone. Dessa maneira, além de você melhorar a experiência do consumidor, melhora também a concepção e a recepção da sua marca por ele. Como consequência, você terá um aumento nas vendas.

Você sabia que o tom de voz de uma empresa era tão importante assim?

E sua empresa, já tem o tom de voz dela? Não!?

Então venha para a Kameleon desenvolvê-lo e aproveitar para fazermos uma análise no seu Plano de Comunicação das Mídias Sociais!

Fale Conosco.
Fone (16) 3411-2566

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais