Conquistando novos clientes: o follow up após a conversão por formulários

Um follow up de vendas é essencial no marketing. É uma maneira de construir um relacionamento com os leads, gerar mais confiança e melhorar sua experiência de consumo.

No blog anterior, falamos sobre como a Landing Page pode ser uma ótima estratégia para conquistar novos clientes para o seu negócio, já que é um site onde as pessoas se informam sobre o seu produto e/ou serviço e preencherem formulários para o recebimento de materiais informativos complementares como e-books, por exemplo.

Se muitas pessoas estão preenchendo formulários no seu site, significa que sua marca é muito relevante e elas realmente têm interesse em se informar mais sobre o que seu negócio tem a oferecer. Tendo em mãos os dados obtidos, você consegue se aproximar ainda mais desses clientes e o follow up é um ótimo caminho para isso, pois permite dar continuidade no relacionamento com o cliente e no seu avanço pelo funil de vendas.

O que é follow up no marketing?

Follow up é um acompanhamento de leads que pode ser feito por e-mail, telefone e Whatsapp, dentre outros. Seu objetivo principal é qualificar os leads durante o funil de vendas, encaminhando-os para as próximas etapas e aumentando as chances de conversão.

Uma das maneiras menos invasivas (pois não pode se tornar algo chato) de praticar o follow up é por meio do e-mail marketing, já que o lead demonstrou necessidade do seu produto e as dores que enfrenta, criando-se então a oportunidade perfeita de você “aparecer” com a solução desses problemas. A partir do momento que as pessoas se inscrevem em formulários para receber materiais, autorizam você a enviar e-mails para elas, então está tudo certo, mas lembre-se de não enviar e-mails excessivamente, isso pode afetar negativamente a experiência do lead com o seu produto.

Por meio de uma breve explicação, podemos notar que fazer um follow up de vendas é essencial no marketing. É uma maneira de construir um relacionamento com os leads, gerar mais confiança e melhorar sua experiência de consumo. Porém alguns pontos devem ser levados em conta no processo de follow up, sendo eles:

1. Timing: enviou um e-mail hoje? Aguarde alguns dias para enviar outro. Como dissemos anteriormente, enviar e-mails excessivamente afeta negativamente a experiência do lead com a sua marca e causará irritações. Todos sabem que cliente irritado não gera venda, imagine um lead que ainda não se tornou cliente de fato.

2. Conteúdos relevantes: entregue conteúdo informativo, útil e atrativo para que os leads sejam motivados a chegar até a etapa final de conversão.

Estabelecer um meio de confiança entre empresa e cliente é um ponto decisivo em um processo de compra. O e-mail marketing é uma ótima estratégia para estar em contato com seus leads e os ajuda a ficarem por dentro das novidades do seu produto e/ou serviço.

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