Dicas de redes sociais para pequenos negócios: parte 2

Criar uma rede social é fácil, mas planejar-se para que as publicações tenham constância e sejam feitas adequadamente, não é intuitivo.

No blog anterior nós falamos sobre como pequenos empreendedores podem dar um UP nas redes sociais e serem encontrados com mais facilidade. A partir de agora, falaremos um pouco sobre planejamento para redes sociais, afinal, não basta só postar – é preciso definir uma frequência e se manter constante.

Confira as 5 dicas para você que está começando agora, planejar seus conteúdos nas redes sociais.

Utilize boas imagens e cause boas impressões

Em um dos nossos blogs nós já falamos da importância de investir em imagens de qualidade para o segmento de gastronomia. Isso não se aplica somente para lindos pratos de comida, mas sim para qualquer produto que precise ser bem-apresentado às pessoas em prol da geração de vendas e lucro. O ser humano é visual e tende a adquirir aquilo que o agrada visualmente, então nem precisamos falar da importância de uma boa foto, não é mesmo?

Se você ainda não consegue investir em fotografia profissional, não tem problema. É possível tirar fotos com o próprio celular: leve o produto para uma área iluminada com fundo branco, limpe a lente da câmera e tire a foto – isso é o básico e está longe de ser algo profissional, mas ajuda e muitas pessoas esquecem de fazer.

Você também pode utilizar, com cautela, imagens de bancos de imagens. Existe uma infinidade de bancos de imagens gratuitos na internet, mas é importante destacar que os algoritmos das redes sociais sabem quando uma foto utilizada é de banco de imagens, e a entrega desse conteúdo para o público pode ser menor. 

Então é melhor que você seja autêntico e utilize as próprias fotos, sejam elas feitas por um fotógrafo ou pelo seu celular mesmo, por mais que o resultado final da foto não seja profissional.

Ande com um caderninho

Andar com um caderninho? Sim!

Criar conteúdo nem sempre é intuitivo e rápido. A rotina de um criador de conteúdo é baseada em ideias e elas podem surgir a qualquer momento. Então você que cria o conteúdo da própria rede social deve estar sempre preparado para anotar ideias assim que surgirem. Pode anotar no bloco de notas do celular também.

Defina os formatos de post

Explore os formatos de cada rede social, estude a eficácia de cada um deles e estruture suas estratégias.

Quem lida com redes sociais está diante de diversos tipos de formatos de publicação. Há alguns anos, no Instagram, por exemplo, só era possível publicar fotos e vídeos no feed. 

Hoje já temos stories e reels, cada um com suas especificidades. Sendo assim, é importante estar por dentro do que cada um desses formatos tem a oferecer como benefício para o perfil da sua empresa. 

Nos stories você pode se aproximar dos seguidores utilizando caixinhas de perguntas e enquetes; no reels você pode criar conteúdos de valor, como dicas e tutoriais, para demonstrar funcionalidades do seu produto; no feed você pode falar mais sobre o produto em si, citando especificações e diferenciais. 

Entendendo os formatos e aplicando-os da maneira certa, você poderá gerar proximidade com os seguidores e, em seguida, gerar vendas.

Ferramentas de publicação

Administrar o negócio, cuidar dos “pepinos” do dia a dia e ainda ter que separar um tempo para publicar as coisas, pode ser estressante.

Atualmente é possível programar publicações nas redes sociais de maneira muito simples e intuitiva, com ferramentas que o próprio Facebook dispõe, como o Estúdio de Criação. 

Deixe tudo programado e não se preocupe em ter que parar tudo diariamente em determinado horário só para postar. A rede social faz tudo sozinha. 🙂

Fique atento às métricas!

Depois de fazer tudo que nós mencionamos neste blog e no blog anterior, é importante que você fique de olho nas métricas disponibilizadas pelas redes sociais. É com base nelas que você saberá se está no caminho certo. Se o perfil está crescendo, isso é ótimo! Se o crescimento não está bom, repense suas estratégias e contrate uma agência especializada em marketing digital. E lembre-se: pensou em marketing digital, pensou na Kameleon Marketing Digital! 

Ao dar um start no novo negócio, é muito importante que o empreendedor crie perfis da empresa nas redes sociais e esteja ativo nelas. Com as dicas que passamos neste blog e no blog anterior, você poderá construir um perfil de sucesso. Mas caso a coisa não flua, não se desespere, pois é completamente normal. 

Empreender na internet não é fácil como muitas pessoas pensam. Se bater o frio na barriga, agende uma reunião aqui na Kameleon Marketing Digital e venha desenvolver conosco o marketing digital da sua empresa. Aqui nós realmente entendemos de redes sociais e anúncios on-line e estamos há 10 anos no mercado fazendo parte do sucesso de diversas empresas.

Quer que a sua empresa seja a próxima na nossa lista das empresas de sucesso? Então te esperamos pra tomar um café, hein!?

Telefone: (16) 3411-2566
WhatsApp: clique aqui e faça seu agendamento

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