Dicas para ser mais Criativo

Cada vez mais as empresas buscam profissionais com habilidades diversificadas e a criatividade vem se destacando entre os quesitos mais valorizados no mercado de trabalho.

Isso porque, em ambientes cada vez mais disputados, a criatividade permite, dentre outros fatores, encontrar soluções para problemas, aperfeiçoar processos para atividades rotineiras, indicar novas utilidades para algo que já existe e ser mais produtivo, seja otimizando tempo ou recursos. Em outras palavras, é por meio da criatividade que evoluímos e um mundo que se atualiza a cada segundo, perfis dinâmicos e inovadores se destacam entre a multidão.

Se você tem um negócio, saiba que deveria considerar avaliar esta habilidade em sua equipe e se você atua no mercado de trabalho, considere desenvolver esta competência – sim, é possível desenvolver a criatividade.

Boas ideias podem surgir de diversos lugares, inclusive de onde menos se espera, mas nunca surgem do nada pois a criatividade é a soma de várias conexões. Livre-se do paradigma que todas as ideias para serem boas, precisam ser completamente originais – geralmente elas não surgem do zero.

Não existe uma receita exata para ser criativo, mas todos nós o somos. Seguir algumas dicas podem auxiliar a desenvolver esta habilidade e ajudar a você a “pensar fora da caixa”:

  • Descanse

Não adianta forçar a mente: não é sob um comando que as ideias criativas aparecem. Elas só aparecem quando estamos com a mente relaxada, espontaneamente. Durma bem, medite, pratique atividades físicas. Evite o estresse e sempre que possível, descanse. Dê um tempo para o seu cérebro recarregar. Quanto mais cansada, menos criativa sua mente será.

  • Mude seus hábitos

A rotina é inimiga número um da criatividade. Mudar o caminho para chegar ao trabalho, por exemplo pode ser um ótimo estimulante para novos pensamentos.

  • Explore o mundo

Seja curioso. Tenha relacionamentos com pessoas que pensam diferente de você. Frequente lugares que habitualmente você não frequentaria. Uma conversa informal pode conduzir a lugares que você menos espera, despertar ideias, inspirar e até mesmo proporcionar parcerias e projetos.

  • Saia da Zona de Conforto

Aprenda algo novo, estimule-se a desafiar suas habilidades e conhecimentos. A zona de conforto, assim como a rotina e o estresse são grandes inimigos do pensamento criativo. Faça cursos fora da sua área de atuação, aprenda um idioma novo. Adquira um novo hobby.

  • Busque inspiração

Como falamos anteriormente, ideias são resultados de conexões. Por isso, inspire-se diariamente, através de livros, filmes, músicas, viagens e o que mais estiver ao seu alcance. Novamente: seja um explorador. Enriqueça sua mente com novidades sempre.

  • Exercícios Mentais

O cérebro é um músculo e nada melhor do que colocá-lo em ação, para que ele possa expandir sempre. Jogar palavras cruzadas, xadrez, sudoku, ou mesmo escrever diariamente ajudam a aumentar a velocidade do seu raciocínio.

A criatividade é uma qualidade que deveria ser melhor explorada por todos pois é fonte de inovação e é isso que o nosso futuro (e presente) clamam. Invista em você. Invista em pessoas criativas.

Teste as dicas que o nosso time recomenda e veja o que mais funciona para você e coloque em prática. Mãos à obra – esqueça o mito de que a criatividade é um “dom”, restrito à parte da população e reinvente-se!

Para investir em Comunicação Criativa do jeito certo, conte com a Kameleon !

Liga pra gente: (16) 3411 2566

Ou mande uma mensagem clicando AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais