Diferença entre marketing digital e marketing tradicional

As diferenças entre marketing digital e marketing tradicional vão além de “um utiliza internet e outro não”.

Com a evolução do marketing digital, muito se fala sobre a sua disputa com o marketing tradicional – que faz suas divulgações em mídias off-line como rádio, TV, panfletos e outdoors, dentre outras. 

De fato, o marketing digital tem crescido bastante devido ao seu alto poder de segmentação e capacidade de mostrar resultados em tempo real. Enquanto sabemos quantos cliques um anúncio no Google teve, é impossível saber ao certo quantas pessoas visualizaram um Outdoor. Em linhas gerais, os dados do marketing tradicional são sempre uma estimativa e pouco precisos.

A seguir, falaremos mais a fundo sobre as diferenças que o marketing digital tem sobre o marketing tradicional e como, mesmo buscando objetivos opostos um ao outro, podem se complementar.

“Os opostos se atraem”

“Os opostos se atraem”. Não estamos na aula de Física, mas aqui essa famosa frase da Lei de Coulomb acontece. Por mais diferentes que o marketing digital e o marketing tradicional sejam, um complementa o outro e ambos precisam trabalhar juntos em ações de marketing. 

Da mesma maneira que o Outdoor pode não ser visível a todas as pessoas em uma cidade, por exemplo, os anúncios on-line também não chegam a todas as pessoas, pois nem todas, por mais qualificadas que sejam para se inserirem no público-alvo, nem sempre estão presentes nas redes sociais.

“Ah, mas o empresário que não está nas redes sociais não é cliente para a minha empresa.” Será? Talvez ele só não tenha entendido ainda a importância de estar presente na internet e como isso poderia ser benéfico para o próprio negócio.

A exemplo do Outdoor, milhares de pessoas são impactadas por uma placa que está bem localizada e tem grande fluxo de pessoas. Mesmo que nem todas essas pessoas sejam clientes em potencial, elas podem recomendar sua empresa para algum conhecido ou podem lembrar da placa quando precisarem do serviço que a sua empresa tem a oferecer. O mesmo acontece com os panfletos e anúncios no rádio e TV. 

Na internet o marketing pode ser direcionado aos possíveis clientes (leads), pessoas com interesse em determinados assuntos relacionados ao segmento de atuação do anunciante, idade e sexo específicos, raio de abrangência do anúncio e muitas outras segmentações. Além disso, a maneira como os anúncios aparecem para as pessoas é diversa. No Facebook podem aparecer no feed, stories ou ao abrir alguma notícia; no Google podem aparecer no topo das pesquisas; no LinkedIn podem aparecer na caixa de entrada dos usuários ou no feed; nos sites podem aparecer como banners… Resumindo: o poder de segmentação do marketing digital é gigante. E para que as decisões tomadas com base em dados fiquem se tornem mais eficazes, os dados obtidos dos resultados de cada anúncio são reais, ou seja, não são uma estimativa – como ocorre na mídia off-line.

Portanto, se uma mídia atinge uma massa de pessoas e outra atinge pessoas específicas, elas devem trabalhar em conjunto. Se a pessoa que viu o Outdoor se encaixar no público-alvo desejado para a empresa que está anunciando, este indivíduo receberá um anúncio no Facebook por ter passado na região da placa ou por se interessar a assuntos semelhantes ao conteúdo anunciado no Outdoor.

Agora que você já sabe as diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional e como ambos podem se complementar, que tal desenvolver estratégias inovadoras combinando estes dois “braços” do marketing?

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