Empreendedorismo parte 1: 5 mitos sobre o empreendedorismo

Venha conosco, descubra quais são esses mitos – que muitas vezes são desmotivadores – e blinde-se!

Está pensando em criar (ou como criar) e administrar o próprio negócio? Com certeza você ficará rodeado de diversas falácias sobre o empreendedorismo que, na verdade, não são reais e só se tornarão obstáculos para o seu sucesso. 

1- “É melhor ter um cliente grande do que vários pequenos”

Essa primeira mentira é clássica no mundo do empreendedorismo e os novos empreendedores são os que mais ouvem esse tipo de coisa. Pense em uma única situação: você tem um grande cliente, seu time se dedica 80% do tempo neste contrato e ele é quem lhe traz maior faturamento. Um dia seu contrato é rompido, e agora? Agora você tem que correr atrás de vários clientes para atingir o mesmo faturamento e evitar dívidas, desespero, equipe desmotivada. No começo de um negócio, deve-se ter em mente que ele ainda não é conhecido e talvez não tenha uma estrutura capacitada para atender as demandas de um grande cliente. Além disso, com clientes menores você pode ter mais tranquilidade para prospectar muitos outros.

Sendo assim, a dica é começar com pequenos clientes, depois aos poucos aumentar a equipe e só aí começar a almejar clientes maiores.

2- “Você não tem idade para empreender”

E quem disse que tem idade certa para empreender? Se o empreendimento deu certo ou não, tudo valeu como experiência para buscar cada vez mais o crescimento do que deu certo ou o lançamento de algo novo para substituir o que não se efetivou. Se uma das características do empreendedor é a resiliência, essa capacidade de dar a volta por cima, ninguém pode querer que a pessoa vá direto ao ponto, na maior sorte, e comece o negócio certeiro logo na primeira tentativa.

3- “Sozinho é difícil, vai precisar de um sócio”

Você não necessariamente precisará de um sócio para “tocar” a empresa. Para se certificar dessa necessidade, abra a empresa, prospecte clientes e veja como será a sua rotina de tarefas e responsabilidades. Caso a rotina fique “apertada”, aí sim você pode começar a cogitar chamar um sócio.

4- “Se quiser vender nas redes sociais, é só postar várias fotos e vídeos”

Não está totalmente errado pensar assim, mas há ressalvas. Por trás de uma série de publicações nas redes sociais há um imenso planejamento que engloba diversas estratégias. Sua empresa precisa ser ativa nas redes sociais, mas de nada adianta fazer diversos posts seguidos uns dos outros, só aparecerá os posts da sua empresa no feed das pessoas e cá entre nós, isso não é legal. De nada adianta também fazer postagens sem anunciá-las para seu público-alvo que ainda não te conhece – anunciar on-line é fundamental!

5- “Não vai dar certo”

Não faltam exemplos de empresas que começaram lá de baixo e hoje estão faturando milhões de dinheiro. Podemos ter como exemplo a Disney, que começou nos fundos da casa de Walt Disney, e até mesmo pessoas como o Silvio Santos, que de camelô passou a ser um dos maiores empresários do Brasil. Nos dois exemplos, vemos a importância da persistência apesar das adversidades, o que faz toda a diferença. Então se te disserem que não vai dar certo, pense sempre o oposto!

Um empreendedor que fracassou foi Walt Disney. Sua primeira empresa de animação faliu porque não cumpria os prazos: a busca pelo perfeccionismo o atrapalhou.

Devendo uma fortuna aos credores, resolveu ir para a Hollywood. Foi lá que surgiu o Mickey Mouse, personagem que, literalmente, o tirou da miséria. Mesmo sendo desencorajado dezenas de vezes, ele não desistiu e tentou, até estruturar o império que vemos hoje.

Agora que você já conhece alguns dos mitos sobre o empreendedorismo, chegou a hora de investir no seu novo negócio e torná-lo conhecido por levá-lo a milhares de pessoas. Falaremos mais sobre isso no nosso próximo blog. Fique ligado!

Fale com a Kameleon Marketing Digital, agende uma reunião e venha desenvolver as melhores estratégias de marketing digital com anúncios on-lines e faça a sua empresa faturar mais.

Telefone: (16) 3411-2566
WhatsApp: CLIQUE AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais