Endomarketing: um breve resumo

O conjunto de estratégias de marketing voltada para o público interno recebe o nome de Endomarketing. Seu objetivo é valorizar a imagem da empresa perante colaboradores, com o intuito de promover a cultura da companhia, motivando a equipe a realmente vestir a camisa e gerar lucros. As metas dos seus colaboradores, quando motivados, serão os mesmos da sua companhia. Por isso, o Endomarketing se faz necessário sempre, independente do tamanho da sua empresa.

Um dos principais pontos focais de alto turnover e falta de comprometimento da equipe com suas funções, geralmente está relacionado à desmotivação e os programas de Endomarketing, quando bem desenvolvidos e aplicados geram resultados muito positivos para a empresa: motivam a equipe e culminam em um ambiente de trabalho saudável, aumentam a produtividade, retém talentos e engajam os colaboradores.

O seu colaborador precisa e deve ser o principal advogado da sua marca, pois ele é um ponto de referência para a comunidade a qual está inserido e o sua opinião tem forte impacto sobre a imagem da companhia. O primeiro passo para definir uma boa estratégia de Endomarketing é ter muito bem desenhado os objetivos da Companhia, embasados no pilar “Missão, Visão e Valores”. Para chegar à algum lugar é preciso saber para onde se quer ir.

Os planos geralmente são traçados pelos departamentos de Marketing e RH em conjunto e envolvem, por exemplo, desde pesquisa com colaboradores para entender o clima organizacional e reparar os gaps, eventos para o público interno (workshops, cafés da manhã, palestras); canais de comunicação interna com avisos e informações institucionais (é importante que o colaborador seja informado sobre qualquer notícia da empresa antes dos meios externos, podendo ser via murais, e-mails, intranet ou até grupos de WhatsApp – o importante é a transparência e a escolha da linguagem correta para cada tipo de público); ações de integração da equipe, como happy hour, almoços e comemorações de aniversários; política de benefícios que vão além do que é exigido por lei, como incentivo e descontos para cursos de capacitação, atividades culturais, dias extras de folga; Cursos e treinamentos para que os colaboradores se especializem cada vez mais na sua área, assim como participações em eventos e ambiente inspirador, com gestores inspiradores e cultura inovadora, pois afinal o mundo está em constante transformação.

Ter colaboradores com a mente e o coração envolvidos com a organização torna-se cada vez mais importante para eles promovam o crescimento da empresa. Seus funcionários precisam se sentir valorizados e importantes, precisam saber que do engajamento deles, depende do resultado de todos.

Vamos começar a promover ações de Endomarketing na sua empresa? Traga a sua conta para a Kameleon Comunicação, será um prazer ajudar a sua empresa alcançar seus objetivos!

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