Estratégias de CRM: 4 dicas de como realizar a Gestão de Relacionamento com o Cliente

Desenvolver estratégias de CRM, que são capazes de garantir a geração de novas vendas, é essencial para sua marca. Saiba o que são essas estratégias e por onde começar.

O CRM, Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma estratégia de negócio que coloca o cliente no centro das atenções da empresa para conhecê-lo mais a fundo e atender suas necessidades da melhor maneira possível, percebendo antecipadamente seus desejos.

“Ah, eu já ouvi falar em sistema de CRM!” Não confunda sistema de CRM com estratégia de CRM. Enquanto um ajuda a operacionalizar estratégias, outro diz sobre conceitos e definição de estratégias. Um complementa o outro, logo se não há conhecimento sobre a estratégia em si, adquirir um sistema pode ser um verdadeiro “tiro no pé”. Você vai pensar “e agora o que faço com todas essas informações?”.

Então, conheça agora algumas estratégias de CRM para aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes.

1- Planeje-se

Em um dos nossos blogs nós falamos sobre a importância de um bom planejamento de comunicação em uma empresa. Mas além de planejar a comunicação, fazer o mesmo com as vendas é essencial, definindo metas que realmente possam ser alcançadas. Em conjunto com um sistema de CRM, será possível se planejar com mais rapidez e praticidade, além de descobrir pontos de sazonalidade, definir quais clientes compram mais e saber quais produtos ou serviços trazem mais retorno. Adote o Funil de Vendas no seu planejamento, visualize os negócios em andamento e planeje melhor as ações futuras.

2- Estude os seus clientes e entenda suas necessidades

Como já falamos anteriormente, as estratégias de CRM tem o intuito de permitir que empresas conheçam melhor os seus clientes, aproximando-os de um processo de fidelização. Entender quais produtos ou serviços são mais procurados, qual é o perfil de cliente que faz essa busca, quem compra mais e quais motivações mais os agradam ( descontos, compre e ganhe, etc. ) são os principais pontos a serem estudados. Feito isso, é possível definir estratégias certeiras para aumentar as vendas e utilizar o sistema de CRM para facilitar essas aplicações. Será uma promoção, um brinde, um desconto, uma venda de combo, investir mais em determinado setor de produto/serviço…?

3- Não vise sempre a venda. Fortaleça relações!

Não seja aquela empresa que só pensa em vender e ter lucro. Construa um bom relacionamento com seus clientes, afinal, a fidelização deles é o que faz você vender, ganhar mais e ter sucesso duradouro. Boas relações com os clientes fazem com que eles prestigiem sua empresa, comprem mais vezes e por muito mais tempo.

4- Seja exemplo de um suporte de qualidade

Você já foi mal atendido pela sua operadora de telefone ou pelo atendente do banco após um longo período de espera? E em alguma loja ou supermercado? Pois é, certamente todos nós já passamos por alguma dessas situações desagradáveis, e esses são apenas alguns exemplos para ilustrar a necessidade de investir em uma equipe que seja solícita, ágil nas soluções e aparente ter domínio sobre o assunto abordado, demonstrando ser especialista e capacitada. Treine, treine e treine sua equipe.

Agora que você já sabe o que são estratégias de CRM e já conhece algumas delas, é hora de colocar a mão na massa e aplicá-las na sua empresa. Desenvolva estas e muitas outras estratégias de CRM com a Kameleon Comunicação e utilize as melhores ferramentas disponíveis no mercado.

Fale conosco e agende uma reunião, um call ou uma videoconferência.

Telefone: (16) 3411-2566
WhatsApp: CLIQUE AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais