Marketing de Conteúdo: 3 princípios poderosos que você pode implementar na sua empresa ou negócio

Com o lento declínio da mídia tradicional e dos métodos de marketing retrógrados, empresas grandes e pequenas de vários nichos estão se voltando para o Marketing Digital, particularmente para o Marketing de Conteúdo.

No entanto, muitas empresas que iniciam suas estratégias de Marketing de Conteúdo não conseguem obter os resultados esperados. Isso se deve em grande parte à sua abordagem aleatória e à falha em aplicar boas e eficazes técnicas de Marketing de Conteúdo, que sejam verdadeiras para o que essa técnica de fato representa: construir relacionamento com o público-alvo por meio de publicações com informações relevantes.

Descubra agora quais os 3 princípios poderosos de Marketing de Conteúdo que você pode implementar na sua empresa ou negócio:

1- Aprenda a definir seu alvo

Antes de começar com qualquer campanha de Marketing de Conteúdo, você precisa definir e identificar claramente quem é seu público-alvo. Sem esse entendimento claro, sua criação de conteúdo irá para todos os tipos de direções sem nenhum foco e obviamente essa não é uma maneira eficiente de conduzir uma campanha. Você pode começar analisando seus melhores clientes e entendendo quais as principais características destas pessoas, criando uma persona de consumidor. A partir disso, você pode identificar que tipo de conteúdo seria relevante para atender as necessidades da sua persona.

2 – Desenhe a jornada de compra de acordo com os desafios enfrentados pela sua persona

Imagine um cliente em potencial que realmente precisa da sua solução, mas que não conhece seu produto ou ainda nem saiba que precisa do seu produto. Agora imagine um cliente atual seu que está tendo sucesso com a solução que você oferece, o caminho percorrido entre este cliente em potencial e o seu cliente atual é o que chamamos de jornada de compra. Uma grande parte da jornada de compra é percorrida sem que o futuro cliente lhe envolva de forma direta. Por isso, criar uma relação com seu público criando conteúdo de engajamento é uma excelente forma de encantar pessoas para que estas venham a se tornar clientes.

Para facilitar o entendimento, vamos dividir a jornada de compra em quatro partes:

Aprendizado: O cliente começa a ler artigos ou vídeos que abordam um problema específico.

Reconhecimento do Problema: Cria-se uma identificação e o cliente passa a perceber que ele também tem aquele problema.

Ação para a Solução: O cliente começa a se aprofundar nos seus conteúdos pois entende que você/sua empresa tem a melhor solução.

Decisão de Compra: Ele toma a decisão de comprar o produto/serviço com base na confiança gerada durante toda a jornada.

3 – Definir metas claras para conversão

O objetivo principal da estratégia do Marketing Digital é a conversão, canalizando os visitantes do site para gerar prospectos ou criar vendas. No Marketing de Conteúdo, suas metas de conversão também devem ser claramente definidas, identificando o que seu público-alvo deve realizar como a próxima etapa depois de consumir as informações ou o conteúdo fornecido. No entanto, os níveis de interação ou engajamento com o público-alvo variam. Por isso é importante conhecer suas metas de conversão.

Um exemplo claro é durante o envolvimento inicial com o cliente-alvo. Você não pode direcioná-los para uma página de vendas claramente identificada imediatamente ou após seu ponto inicial de contato. Seu objetivo de conversão neste ponto é construir o seu relacionamento com eles através do seu conteúdo, oferecendo gratuitamente artigos, eBooks ou White Papers que eles possam digerir, em troca de inscrever-se com um boletim informativo ou lista de discussão. Sua meta de conversão deve se acumular após cada ponto de engajamento sucessor, até que seu público-alvo seja levados antes do estágio final e convertidos em clientes pagantes.

Para que uma estratégia de conteúdo obtenha sucesso é necessário muito planejamento e isso pode levar tempo, entretanto o tempo investido nesse processo se pagará no médio prazo, na medida em que o engajamento aumentar e os resultados começarem a aparecer.

É claro que os passos citados acima são apenas o início. O que vai realmente fazer a diferença é a frequência e a qualidade do conteúdo.

Espero que esta leitura te auxilie na sua estratégia. Se você quiser compartilhar uma experiência ou tiver alguma dúvida sobre produção de conteúdo, fique à vontade para entrar em contato com a Kameleon e saber como executar esse processo na sua empresa. Fone 16 3411-2566. Nós criamos o conteúdo ideal para seu público.

Entre em contato via email: contato@kameleoncomunicacao.com.br

Ou mande um whatsapp clicando AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais