Mas, e o Twitter?

Marcas e profissionais de Marketing sempre se deparam com este questionamento a respeito do microblog: devemos incluir o Twitter em nossa estratégia de Marketing?

Para conseguir responder a esta pergunta, é preciso analisar algumas informações sobre a Rede e ponderar o seu potencial. O erro que muitos cometem é ignorá-lo logo de cara, descartando o Twitter do planejamento de Marketing, quando ele pode ser uma valiosa ferramenta de relacionamento e posicionamento de marca.

Embora o crescimento de usuários tenha estagnado nos últimos anos, o Twitter conta com perfis leais e ativos na rede, que constantemente ganha atualizações e recursos. Um tweet que inicialmente só podia ser composto por 140 caracteres, hoje conta com o dobro de espaço – são 280, além de ser possível compô-lo com vídeos, imagens e gifs – tornando as postagens mais criativas, consequentemente ampliando sua possibilidade de engajamento entre os usuários, principalmente via mobile – o formato encurtado é ideal para ser acessado via smartphone e tablets. Cerca de 60% do tráfego do Twitter é gerado via dispositivo móvel e este fato é importantíssimo, visto que a tendência de consumo de informação converge cada vez mais para estas plataformas.

Mundialmente o microblog soma 300 milhões de usuários que produzem 500 milhões de tweets diariamente. O Brasil ocupa o segundo lugar na quantidade de usuários: somos 41 milhões de contas ativas e só perdemos a primeira posição para os Estados Unidos. Em outras palavras, o Twitter é uma rede que produz e consume muito conteúdo constantemente, com forte presença do público brasileiro e estes dados não podem ser ignorados em nenhuma estratégia de marketing. Ainda sobre o perfil do público, a maioria dos usuários tem entre 18 e 29 anos e sua popularidade é maior entre as pessoas com maior renda. Segundo estudo da Nielsen, o Twitter entrega uma assertividade de 80% no target desejado, contra 59% dos outros players digitais. (Fonte: Twitter)

Uma das principais características da Rede é a via de mão dupla – os usuários estão no Twitter para falar, mas também estão lá para ouvir. A informação em tempo real também se destaca como uma grande mobilizadora de funcionalidade da rede. Portanto, se você produz conteúdo é interessante ser ativo no Twitter. Além disso, muitas marcas usam o Twitter como um canal de Relacionamento. O SAC 2.0 funciona muito bem nesta rede, pois a interação entre usuários e perfis de marcas é mais direto e menos burocrático.

Outra vantagem que a sua empresa pode obter utilizando o Twitter é a humanização da marca – que ganha personalidade através da linguagem que a própria rede proporciona. Há diversos cases icônicos de marcas, que conversaram entre si ou mesmo com usuários de forma muito bem humorada.

Com uma estratégia de Tweets bem construídos e constantes, interação com usuários, utilização correta dos recursos que a rede disponibiliza, é possível usar o Twitter para atrair e fidelizar clientes, construir uma marca sólida e estreitar e humanizar o relacionamento com os seus clientes. Para fazer acontecer você precisa estar conectado à pessoas e o Twitter é o lugar ideal para isso!

Recomendamos que você crie o seu perfil e acompanhe em tempo real o que está acontecendo no mundo através dos tweets e se você precisar de uma estratégia para a sua empresa marcar presença nesta rede, conte com o time da Kameleon Comunicação.

Entre em contato por e-mail: contato@kameleoncomunicacao.com.br

Ou mande um whatsapp pra gente clicando AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais