O que é o Pinterest e como sua marca pode explorá-lo

Veja agora o que é o Pinterest e como sua marca pode explorá-lo!

Inspirar, engajar e vender: como um hobby dos anos 90 se apresenta hoje como importante ferramenta de marketing e vendas no mundo todo

Criado em 2010 nos Estados Unidos, o Pinterest é uma rede social que se assemelha a um painel de inspirações, daí a origem do seu nome: Pin (de pino/ alfinete) e interest (interesse). Juntar imagens e recortes inspiracionais em um mural era um hábito muito comum entre as adolescentes nos anos 90 e o Pinterest em pouco tempo conquistou milhões de usuários no mundo todo. Muitas marcas e figuras públicas como Barack Obama mantém um perfil na rede, que oferece um grande potencial de engajamento e também de vendas.

O Pinterest é muito intuitivo: você pode colecionar imagens e organizá-las por assuntos, conforme o seu interesse. Há inspirações para Projetos “Faça você mesmo” – DIY (sigla para “Do it yourself), moda, decoração, viagens, receitas e muito mais. Grande parte dos usuários são mulheres, embora a audiência masculina apresente um aumento significativo nos últimos anos e a média de idade é entre 25 e 34 anos.

Além do uso pessoal, o Pinterest pode ser usado por marcas, sendo um grande aliado de vendas.

Mas enquanto marca, lembre-se que a rede social inspira os usuários através de imagens, então é indispensável que você explore o potencial do seu produto através de imagens bem compostas, para inspirar seu seguidor a comprar o seu produto pela imagem que ele vende. Muitas marcas mantêm a vitrine dos seus produtos e paralelamente alimentam seus murais inspiracionais.

O Pinterest é uma rede social com engajamento orgânico muito bom, pois milhares de “pins, ou “idéias”, são salvas em painéis diariamente – em média, um pin é compartilhado 11 vezes.

Por falar em “pins”, fique atento aos termos mais usados na rede:

  • Pin – Dentro do Pinterest, o Pin é uma ideia, uma inspiração, uma imagem, ou o post em si.
  • Pinar – Ou “Pin It” é o ato de salvar o Pin, a ideia.
  • Board – ou Painel é onde você agrupa e salva as suas idéias, os seus pins.
  • Like – no Pintererst também é possível curtir os pins, mas atente-se: curtir um pin não o salva no seu painel.
  • Follow – Funcionalidade para seguir um perfil ou um painel dentro do Pinterest. Ao seguí-lo, você receberá as atualizações de pins do perfil ou do painel no seu Feed.
Dicas para marcas usarem o Pinterest como ferramenta de vendas

O Pinterest é um importante impulsionador de vendas online: cerca de 87% dos usuários desta Rede Social admitem ter comprado algo que descobriram enquanto navegam por entre os pins. Além de alavancar vendas, esta importante ferramenta pode gerar e aumentar conhecimento de marca e conversão de “calls to action”. Já que são 250 milhões de usuários ao redor do planeta, é interessante você avaliar se a sua marca não está perdendo tempo (e dinheiro) caso ainda não alimente um perfil nesta rede. Se quiser começar já, siga as dicas do time da Kameleon Comunicação:

  • Conta Empresarial

    Para contar com os recursos disponibilizados para empresários, você precisa criar uma conta empresarial corretamente. Pode ser feito neste link.

  • Imagens

O Pinterest, assim como o Instagram é uma rede social que engaja através da imagem – imagem é tudo. Crie uma vitrine virtual visualmente atrativa – invista em captação de imagens profissionais – pense em toda a composição da imagem como cenário e luz, por exemplo. Faça testes e analise o desempenho de cada imagem.

  • Descrição dos Produtos

Capriche na descrição de cada produto – quanto mais detalhes, melhor. Cative também pela descrição e use palavras-chave – o Pinterest também pode te auxiliar com SEO. Não se esqueça de colocar os links corretos para o seu e-commerce.

  • Coerência

Crie painéis inspiracionais também, mas seja sempre coerente com o DNA da sua marca. Não é só porque é bonito que você deve copiar – a dica vale também na hora de captar as imagens dos produtos: a linha criativa deve estar relacionada à sua missão, visão e valores e não apenas seguir uma tendência. Abuse da criatividade, mas esteja alinhado com o propósito da sua marca e do seu público.

Vamos explorar o potencial do Pinterest? Conte com a expertise do time da Kameleon Comunicação para ter um perfil campeão e alavancar suas vendas!

Entre em contato por e-mail: contato@kameleoncomunicacao.com.br

Ou clique AQUI e mande uma mensagem pra gente!

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais