Persona e público-alvo: qual a diferença entre ambos?

Ao realizar investimentos em marketing, de maneira geral, é necessário saber com quem a sua marca precisa se comunicar para que a informação seja transmitida corretamente e de maneira efetiva.

Resultados efetivamente positivos com campanhas de Marketing são alcançados à medida que as empresas atuam de maneira estratégica, e é impossível obter retorno significativo caso não se conheça o público que se pretende atingir.

Para estreitar o caminho entre o que o seu público “consome” e o que você “vende”, é necessário criar uma persona. Mas afinal de contas, o que é uma persona?

O que é uma persona?

A persona nada mais é do que um personagem fictício que simboliza o seu cliente ideal. É diferente do conceito de público-alvo, que abrange todo o segmento de mercado que consome a sua marca. Ela auxiliará você compreender melhor o que o seu cliente precisa, onde ele está e de que forma você poderá oferecer corretamente o seu produto/ serviço.

Em poucas palavras, a persona é bem mais específica em relação ao público-alvo e lista todas as características de um cliente ideal, que são bem claras. Veja um exemplo:

Imaginemos uma loja de artigos esportivos. Enquanto o público-alvo é homem, de 20 a 40 anos, classe média com renda média mensal de R$3.000,00 e solteiro; a persona seria Gabriel, 25 anos, solteiro e está no último ano da faculdade de Rádio e TV. Tem uma rotina corrida do centro urbano e quando quer relaxar, joga Tênis de Praia e também adora viajar para diversas praias.

Tendo em vista as características dessa persona, o marketing off-line desta loja, por exemplo, seria direcionado às universidades ou aos centros esportivos. No caso do marketing digital, ele seria direcionado às pessoas que engajam com conteúdos esportivos nas redes sociais ou que realizam buscas no Google para comprar produtos do nicho esportivo.

É possível ter mais de uma persona?

“Ah mas a persona só joga Tênis de Praia e é homem, então a loja só pode vender esses artigos para homens e focar nesse segmento?”

Você não está totalmente errado ao pensar isso, mas o que realmente acontece é que as empresas têm diversas personas para que as vendas não sejam super específicas e deixem de atingir outros públicos. Então sim, é possível ter mais de uma persona!

Na prática, esta loja poderia direcionar seu marketing também para pessoas que praticam diversos outros tipos de esporte, como futebol no clube aos finais de semana, natação, basquete, vôlei… Afinal, se a loja vende artigos esportivos de diferentes segmentos, não faria sentido ela focar seus esforços de divulgação somente para o Gabriel que joga Tênis de Praia. 

O ponto-chave é: é crucial que a sua comunicação esteja inserida no ambiente que a sua persona interage, que fale a mesma linguagem e que desperte necessidades de acordo com o seu nicho. A sua marca precisa respirar o mesmo ar da sua persona e isso precisa ser feito de forma constante e verdadeira.

Ao realizar investimentos em marketing, de maneira geral, é necessário saber com quem a sua marca precisa se comunicar para que a informação seja transmitida corretamente e de maneira efetiva.

Aqui na Kameleon, nós te ajudamos com isso e temos as melhores estratégias para você fazer anúncios on-line da sua marca!

Fale conosco, agende uma reunião e venha conhecer as melhores estratégias que temos para alavancar as suas vendas.

Telefone: (16) 3411-2566
WhatsApp: CLIQUE AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais