Persona: entenda o que é e como usá-la!

Para ter resultados efetivamente positivos com as campanhas de Marketing, as empresas precisam atuar de maneira estratégica e é impossível obter retorno significativo caso não se conheça o público que se pretende atingir. Com o advento das Redes Sociais, a alta demanda de ofertas e a necessidade de se diferenciar da concorrência, é necessário colocar o consumidor no centro e criar uma identidade para a sua marca que seja realista e próxima do tipo de personalidade do seu público.

Para estreitar o caminho entre o que o seu público “consome” e o que você “vende” todo bom profissional de marketing ou empreendedor, deve criar uma persona. Mas afinal de contas, o que é uma persona?

A persona nada mais é do que um personagem fictício que simboliza o seu cliente ideal. É diferente do conceito de público-alvo, que abrange todo o segmento de mercado que consome a sua marca.

Para pensar em uma estratégia de conteúdo é fundamental criar uma persona e não só pensar em direcionar a comunicação ao público alvo em geral. A persona auxiliará você compreender melhor o que o seu cliente precisa, onde ele está e desta forma você poderá oferecer corretamente o seu produto/ serviço.

Exemplificando: Uma loja masculina de roupas que vende marcas relacionadas a esportes radicais como skate e bike. Seu público-alvo: homens, de 16 a 35 anos, classe média com renda média mensal de R$3.000,00, solteiros. A persona: Bruno, 22 anos, último ano da faculdade de Rádio e TV. Pretende fazer um intercâmbio ao término da faculdade. Mora em um centro urbano, anda de skate todos os finais de semana, é solteiro e adora viajar para as praias X, Y, Z e frequenta a lanchonete XPTO.

Munidos com as preferências desta persona, o marketing da loja de roupas pode pensar em ações que vão além de um anúncio nas universidades, ou nos centros onde se pratica o esporte, mas pode realizar campanhas casadas com os pontos onde persona costuma frequentar (clubes/ lanchonetes/ bares mais badalados da praia), utilizar influenciadores digitais e formadores de opinião que já atinjam esse público, nas redes que eles mais utilizam e desenhar tantas outras ações oportunas que irão surgir. O conteúdo dessa marca deve gerar empatia no Bruno: posts do Instagram feitos diretamente na Praia, ou em Campeonatos de esportes reconhecidos pelo público, enfim, há grandes possibilidades.

É comum que as empresas tenham mais de uma persona para os seus negócios, para não afunilar tanto o perfil consumidor mas é crucial que a sua comunicação esteja inserida no ambiente que a sua persona interage, que fale a mesma linguagem e que desperte necessidades de acordo com o seu universo.A sua marca precisa respirar o mesmo ar da sua persona e isso precisa ser feito de forma constante, perene e verdadeira. Não adianta tentar ser algo que você não é, pois na rede, tudo é facilmente desmascarado e suas vendas sofrerão as consequências.

Para que o trabalho de persona seja realmente eficaz, é preciso contar com uma agência de comunicação competente, que saiba desenhar corretamente a persona da sua marca.

A Kameleon Comunicação pode te orientar, traçar personas e estratégias de comunicação que atingem muito mais do que o seu público alvo. Vamos conversar?

Mande um Whatsapp pra gente clicando AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais