Pesquisa de Marketing é uma boa estratégia?

Veja nesse artigo como uma pesquisa de marketing pode ser uma ótima estratégia!
“Administrar bem um negócio é administrar seu futuro; e administrar seu futuro é administrar informações”.

A frase acima, dita há muitos anos atrás pelo então inovador publicitário Marion Harper Jr., não poderia ser mais atual.

marketing moderno, depende mais do que nunca de informações para a tomada de decisões dentro das companhias. As tecnologias trabalham a nosso favor e hoje em dia é inaceitável limitar-se a previsões rotineiras, levantamentos de dados e análises ocasionais. Um bom planejamento estratégico, independente do tamanho do seu negócio, é traçado a partir de uma pesquisa coerente de marketing, com o intuito de mapear o cenário atual, mostrar onde se pode chegar e o mais importante: como chegar. Pense que o futuro não é para onde estamos nos direcionando e sim o lugar que estamos criando hoje.

De acordo com Kotler e Keller (2006), a pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa. Desta maneira, o primeiro passo importante para saber qual tipo de pesquisa de Marketing deve ser aplicada é definir claramente qual é o problema para que os resultados da pesquisa não sejam inúteis ou irrelevantes. Feito isso, os próximos passos são o projeto de pesquisa, o trabalho de campo, a análise de dados e a preparação de relatórios. Hoje em dia, em um mundo interligado pela tecnologia, existe um universo de informações, um imenso conjunto de dados armazenados sobre e tudo e sobre todos. A falta de informações que antes dificultavam trabalhos de pesquisa hoje temos sobrando, o que também dificulta o trabalho. Como usar tanta informação à favor dos negócios? É neste ponto que entram os departamentos de Inteligência de Mercado (Business Inteligence), instaurados diretamente nas companhias e empresas especializadas em pesquisas, que prestam consultoria, colhem, analisam dados e apresentam propostas de melhorias aos seus clientes.

Mas é claro que, localmente, em um negócio pequeno é possível aplicar técnicas de pesquisa em seus negócios, para checar dados como queda de vendas, comportamento do consumidor, eficácia da propaganda. Existem muitas ferramentas gratuitas para pesquisas e a internet oferece inúmeras informações sobre a economia local, global, tendências de consumo que você pode usar a seu favor. Com algum esforço também é possível aplicar uma pesquisa de Cliente Oculto e também solicitar que o seu cliente preencha uma breve pesquisa, tanto presencialmente como no ambiente online. Uma boa pesquisa de marketing poderá conectar melhor você ao seu cliente e a prática do plano de ação fará dos seus problemas uma oportunidade de crescimento.

O time de Marketing da Kameleon Comunicação tem profissionais capacitados que poderão analisar os seus negócios, orientando sobre quais caminhos devem ser seguidos. Venha tomar um café com a gente e surpreenda-se com novas possibilidades!

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