Por que fazer pesquisa de mercado é tão importante?

Sua empresa faz pesquisas de mercado? Você sabe quais as vantagens dessa pesquisa para o seu negócio? Tem interesse em fazê-la? Então esse blog é para você!

Ainda que tenhamos à nossa disposição inúmeros softwares de Marketing para análises de dados que geram informações de maneira rápida e precisa, geralmente temos um grau de incerteza na hora de tomar uma decisão importante. É aí que surgem as pesquisas de mercado. São elas que reduzirão possíveis margens de erro e que irão proporcionar mais certeza no plano de ação do empreendedor e da sua equipe.

Dessa maneira, a pesquisa de mercado é um instrumento adotado para entender a realidade de um mercado e aumentar a efetividade das ações tomadas em relação a um empreendimento. É uma ferramenta para coleta de informações importantes em prol do auxílio na tomada de decisões de uma empresa.

Para entendermos bem como a pesquisa de mercado funciona, primeiro precisamos entender seus tipos e o que é analisado. Para isso, ela pode ser dividida em duas maneiras de execução:

  • Pesquisa Primária: A pesquisa primária é aquela que a própria empresa desenvolve e um funcionário contratado pela mesma analisa e utiliza os dados.
  • Pesquisa Secundária: Neste caso, os dados são coletados e/ou analisados por terceiros, não pela empresa em sí.

Além dessas duas classificações, temos os seguintes tipos de pesquisa de mercado:

  • Pesquisa exploratória: A pesquisa exploratória tem como objetivo oferecer informações básicas para direcionar os passos da empresa. É a etapa inicial de um estudo sobre o mercado e oferece ao empreendedor ideias para serem trabalhadas. Todos os insights e informações obtidos são importantes e, por isso, os formulários de pesquisa podem ser mais amplos, visando obter um número maior de informações.
  • Pesquisa descritiva: A pesquisa descritiva parte de uma situação onde já existem informações e insights, obtidos através da pesquisa exploratória, permitindo aprofundar os dados e obter maior inteligência de mercado. Ela visa validar hipóteses do empreendedor e identificar possíveis problemas no planejamento de negócios, oferecendo dados concretos para questões que antes eram apenas estimativas e hipóteses, fortalecendo a tomada de decisões. Por ser mais segmentada, é recomendado aplicá-la de acordo com categorias pré-determinadas e que façam sentido para o negócio, como classe social, idade, localização, gênero, dentre outros fatores.
  • Pesquisa causal: A pesquisa de mercado causal é a mais profunda. Seu objetivo é de comprovar ou desmentir hipóteses formuladas anteriormente, sendo uma das etapas finais no processo de entendimento do mercado, dos concorrentes e dos clientes e bastante utilizada para validar ou corrigir planejamentos e estratégias de negócio.

Agora que você já conhece as maneiras de se fazer uma pesquisa de mercado e seus tipos, vamos falar dos motivos para realizá-las. Com uma boa pesquisa de mercado, você pode:

  • Entender a estratégia da concorrência e analisar os seus pontos fortes e fracos;
  • Identificar qual o segmento mais lucrativo do mercado;
  • Descobrir novas tendências;
  • Escolher um possível ponto comercial;
  • Testar o desempenho de produtos e serviços;
  • Entender qual é o melhor timing para disponibilizar um produto;
  • Ampliar a área de atuação;
  • Melhorar um produto ou serviço já existente.

As pesquisas de mercado em São Carlos por exemplo ajudam, e muito, na tomada de decisões de uma empresa. Com elas, temos posicionamentos mais concretos e que tiram nossas dúvidas e incertezas, proporcionando um bom direcionamento no cruzamento de informações obtidas pelos softwares de Marketing Digital.

Que tal fazer uma pesquisa de mercado para a sua empresa para saber onde é possível melhorar e dar aquele UP no seu negócio?

A Kameleon treina promotores pesquisadores para que a pesquisa seja realizada e sem sugestão ou indução nas respostas para garantir um resultado real da percepção do entrevistado. Os resultados são analisados por doutores estatísticos e físicos da USP São Carlos especialistas em pesquisas de mercado.

Entre em contato conosco, agende um horário e venha tomar um café!

Ou mande uma mensagem: CLICANDO AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais