Tendências de Marketing para 2021: marketing preditivo – parte 2

Ainda é importante ter uma análise humana em todo esse processo de tomada de decisões, partindo de uma boa interpretação de dados organizados e personalizados que estão em conformidade com as diretrizes de coleta e utilização dos mesmos.

No blog anterior, nós falamos sobre como o Marketing Preditivo funciona e como podemos organizar e gerenciar os dados em prol da sua melhor interpretação. E, no blog de hoje, nós falaremos um pouco mais sobre essa nova tendência do Marketing para 2021 e também abordaremos um assunto que está “na boca do povo”: a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Após entender os requisitos para uma boa execução do Marketing Preditivo em uma empresa, é necessário entender os seguintes pontos:

1- Quais informações temos?
2- Quais partes dessas informações é possível aproveitar e aplicar na tomada de decisões futuras?
3- As tecnologias que temos ao nosso dispor atualmente são capazes de nos auxiliar ou devemos buscar novas ferramentas?

Embora a tecnologia avance bastante a cada dia, conforme já falamos em blogs anteriores, ainda é importante ter uma análise humana em todo esse processo de tomada de decisões, tornando possível entender o que é preciso para alavancar o empreendimento. Feito isso, aí que se inicia os trabalhos com as máquinas, que serão conduzidas para nos trazer dados necessários, auxiliando na definição de objetivos que partem de informações mais bem elaboradas, eliminando possíveis “achismos”.

Em 2018, foi aprovada a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e há alguns meses, em Agosto de 2020, iniciou-se a sua vigência. Segundo o que está previsto no Art. 1º da LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018, “Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.”

Esta Lei, em poucas palavras, deseja criar um cenário de segurança jurídica com a padronização de normas e práticas, para promover a proteção de forma igualitária, dentro do país e no mundo, aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil. Já é comum acessar alguns websites na Internet e ser interrogado sobre quais tipos de dados da sua pessoa podem ser coletados, e você determina quais concorda ou não.

Você, usuário dos mais variados meios de comunicação e, principalmente da Internet, é dono do seu próprio dado e tem o direito de consentir ou não com a coleta do mesmo. A partir de agora, profissionais da área de Ciência de Dados (Big Data) não podem mais coletar e utilizar seus dados sem autorização prévia. E você que é dessa área da Ciência de Dados pode estar pensando que essa Lei é ruim, mas não é bem assim. Ela nada mais é do que uma maneira de evoluir e utilizar os dados que os usuários realmente fornecem e permitem que sejam coletados, proporcionando uma análise mais direta, personalizada e gerando valor para o cliente de forma mais transparente.

O mundo evolui, as Leis evoluem e, com eles, o Marketing deve evoluir também. Com o Marketing Preditivo, é possível entender efetivamente o que é necessário para alavancar o seu negócio, partindo de uma boa interpretação de dados organizados e personalizados que estão em conformidade com as diretrizes de coleta e utilização dos mesmos. Essa é a chave para evoluir, crescer e aumentar a carteira de clientes.

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