UX – Experiência do Usuário

Então provavelmente você já se deparou com o termo – UX, ou User Experience, Experiência do Usuário, traduzido literalmente do inglês para o português.

Como sempre mencionamos, muitos novos termos em Marketing sugiram nos últimos anos, por conta dos avanços tecnológicos na comunicação e seus respectivos impactos.

A expressão é amplamente utilizada no meio online e tem como objetivo traçar, avaliar e otimizar parâmetros de experiência, relativos ao uso de softwares, sistemas e plataformas por exemplo, com o objetivo de fidelizar e conquistar novos clientes. Mas trazendo o termo para o mundo offline, percebemos que ele não é uma prática tão nova e é responsável por agregar valor à sua marca.

Percebemos que empresas que se destacam são aquelas que entregam além de um produto ou serviço. Proporcionar experiência é atingir emocionalmente o seu cliente e isso gera lealdade e valorização da marca. Vale a pena lembrar que cérebro humano só é surpreendido quando algo diferente do esperado acontece. Por exemplo: você espera receber o bom dia de um vendedor a entrar em uma loja, mas não espera que ele lhe ofereça um café, mesmo antes de você mostrar qualquer intenção de compra. Ou seja, o seu intuito como empreendedor é viabilizar momentos admiráveis à experiência do seu cliente.

Tudo conta, todas as experiências sensoriais podem ser decisivas na hora de agradar a mente do consumidor. Por isso, ao planejar suas ações, pense com empatia, em como você gostaria de ser tratado e sempre aprimore a experiência do usuário. O mais importante: transmita isso à sua equipe e tenha essa diretriz no DNA da sua empresa.

Empresas que pensam assim são exemplos mundiais de encantamento e literalmente dão aulas e publicam livros sobre a diferença que o efeito “Uau” pode trazer aos seus negócios. É o caso da Disney, algumas redes de Hotéis e companhias aéreas.

O diferencial da sua marca é a experiência que ela gera no seu cliente: não é o seu produto ou serviço. Use-a a favor dos seus negócios.

Para sair na frente da concorrência, conte com a Kameleon Comunicação e planeje-se para oferecer momentos inesquecíveis aos seus clientes!

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