Valorize o consumidor

Antes de oferecer Promoções mirabolantes ao Consumidor, lembre-se: é preciso dar prioridade aos Direitos dele.

Dia 15 de março comemora-se mundialmente o Dia do Consumidor. A data foi estabelecida no ano de 1962 em homenagem ao então presidente norte-americano John F. Kennedy, em virtude de uma mensagem enviada por ele ao Congresso, defendendo os direitos do consumidor, dentre eles o direito à segurança, à informação e escolha e o direito de ser ouvido. No Brasil, o Direito do Consumidor surgiu de forma consolidada em 1991, quando entrou em vigor a Lei nº 8.078/90, que é mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor. Ela protege o cidadão que faz qualquer compra ou contrata qualquer tipo de serviço.

Atualmente muitos empresários aproveitam-se da data mundialmente conhecida para criar Promoções, Sorteios e Vantagens para o seus Consumidores. Porém ressaltamos, mais uma vez que antes de cativar o seu cliente através de Campanhas Publicitárias criativas e atraentes você precisa primeiramente respeitar todos os seus direitos e valorizar cada vez mais o relacionamento individual. Você deve seguir a Lei e implantar alguns costumes básicos para evitar contratempos e mal-entendidos com o seu público, veja:

1. Disponibilize o Código de Defesa do Consumidor

É lei em todo o território nacional. Todos os estabelecimentos comerciais do país são obrigados a manter, para consulta dos clientes, pelo menos um exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Você ainda deve fixar em local visível uma placa com a seguinte informação: “Este estabelecimento possui exemplar do Código de Defesa do Consumidor, Lei nº8.078, de 11 de setembro de 1990, disponível para consulta.” O descumprimento da norma resultará em multa. Atente-se.

2. Comunicação clara e objetiva

Forneça sempre informações claras e objetivas sobre todos os seus produtos, serviços e promoções oferecidos e ofertados. a Comunicação clara respalda tanto você como o seu cliente de futuras reclamações. Sempre que possível, além de deixar documentado através de manuais, contratos e regulamentos, tire as dúvidas dos consumidores no momento da venda. É muito comum, por exemplo, clientes reclamarem de trocas de produtos adquiridos durante períodos promocionais ou troca por uso incorreto do produto ou serviço. Deixe todas as informações, condições de uso e de troca sempre muito claro e em evidência. Lembre-se: sorteios e promoções do tipo “Compre e Ganhe” devem ser ativados apenas quando regulamentados através do órgão responsável que é a Caixa Econômica Federal.

3. Canais de Atendimento e Relacionamento

Ofereça, pelo menos 3 canais de comunicação para que o seu cliente entre em contato com você e fique atento aos prazos de retorno às demandas dos clientes. Cada vez mais este retorno precisa ser imediato. Saiba ouvir a dúvida e a reclamação do seu cliente e aproveite o momento para estreitar relacionamentos.

4. Atendimento Flexível

Nem sempre o cliente tem a razão mas nem por isso você irá tratá-lo de maneira indelicada. A equipe de atendimento precisa ser flexível e cortês, mesmo nestes casos.

Neste post, do Blog da Kameleon damos dicas sobre como lidar  com os  clientes e como conquistar novos. Vale a pena a leitura!

5. Segurança de Dados

Os dados que o seu cliente fornece para cadastro não podem ser vendidos, emprestados ou fornecidos para terceiros. Na União Européia já está em vigor o Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Protecion Regulation ou GDPR) e inspirada na GDPR já foi sancionada no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. A punição pelo descumprimento da lei geral de proteção de dados vai depender da gravidade da situação, indo desde advertências até multa equivalente a 2% do seu faturamento, limitada ao valor máximo de R$50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais). Atente-se: não forneça e não compre dados pessoais.

Valorizar o consumidor é premissa básica para a construção de uma marca sólida. Estar de acordo com as leis e regulamentações vigentes é fundamental para você alcançar solidez no seu empreendimento!

Quer atrair mais consumidores para o seu negócio? Entre em contato com a Kameleon Comunicação. Nosso time está apto para te ajudar a implantar um Plano de Marketing eficaz!

Entre em contato, venha tomar um café conosco!

LIGUE: (16) 3411 2566
Ou envie uma mensagem clicando AQUI

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Blog

Últimos artigos

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais